Todos já ouviram ou falaram de uma doença chamada diabetes e muitas famílias sofrem com este mal.

Para entendermos a doença, vamos inicialmente entender um pouquinho de nosso sistema digestivo: quase tudo que comemos é transformado em nosso aparelho digestivo para que possa ser absorvido e utilizado em nossa nutrição. Assim, isto acontece com as diversas apresentações de açúcar, entre elas a glicose, que é a nossa principal fonte de energia.

Para que a glicose seja utilizada, entra em ação a insulina, que é um hormônio produzido no Pâncreas, um órgão que fica localizado em nosso abdome.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não utiliza adequadamente a que produz, levando ao aumento da quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia) com consequentes doenças em órgãos, vasos e nervos.

A incidência da diabetes tem aumentado e aumentará cada vez mais na população mundial. Como causas deste aumento podemos citar a obesidade, o envelhecimento da população, a baixa freqüência de fibras nas dietas alimentares, o aumento do consumo de açucares e gorduras saturadas na alimentação e a vida sedentária. Logo, a doença pode ser evitada ou pelo menos retardada com mudanças no estilo de vida, modificação de hábitos alimentares, perda de peso e prática regular de atividades físicas.

Calcula-se que, no Brasil a diabetes atinge 7% da população (aproximadamente 14 milhões de pessoas), com estimativas de 64 milhões de doentes em 2025 nas Américas.

A diabetes é causa freqüente de internações em hospitais, por complicações renais, cardíacas, e problemas circulatórios ocasionando, muitas das vezes a perda de membros inferiores (amputações).

Pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos que não tratam adequadamente suas doenças tem agravadas suas doenças clinicas.

Vamos nos cuidar, as doenças bem tratadas dão bem estar e longa sobrevida.

Fontes: revista Debates em Psiquiatria 2016 set/out e Sociedade Brasileira de Diabetes em sua XII Diretriz 2015/2016