fonte: BandNews FM

A Polícia Civil identificou 4 adolescentes que estão participando do jogo “Baleia Azul”, no estado do Rio. Nele, os jovens têm que cumprir 50 tarefas diferentes, por dia, até o último desafio que é tirar a própria vida. O caso ganhou repercussão depois que uma mãe denunciou que o filho, de 12 anos, foi convidado a participar do jogo. O garoto não chegou a disputar as etapas.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática conseguiu chegar aos adolescentes através de um trabalho de identificação na web e cruzamento de dados, além das informações das testemunhas e das vítimas. Segundo a delegada Fernanda Fernandes, o monitoramento começou após a denúncia e os administradores da página no Brasil podem ser chamados a prestarem depoimento.

Segundo o psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria e professor da PUC-Rio, Jorge Jaber, os pais devem ficar atentos e identificar os sinais que os jovensapresentam quando estão vulneráveis.

A investigação começou desde que os comentários sobre o jogo começaram a circular nas redes sociais. O desafio começou na Rússia, mas está se espalhando pelo mundo – inclusive o Brasil. Há casos investigados em outros estados. Em países como Inglaterra, França e Romênia, as escolas têm feito alertas às famílias, depois que jovens apareceram com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.

Dr. Jorge Jaber comenta jogo “Baleia Azul” no jornal BandNews FM Rio 2ª edição