O que causa o vício? Parece uma pergunta estúpida. Todos sabemos que heroína causa vício em heroína, álcool em álcool e cocaína em cocaína. Correto? Será? A observação do uso de opioides nos hospitais, o consumo de heroína na Guerra do Vietnã e os experimentos se Bruce Alexander questionam essa convicção.

Trata-se de uma resenha de um livro, abordando o experimento de Alexander, que questiona as bases da adição, com experiências que usaram, ao invés de gaiolas individuais para ratos, ambientes comunitários e, nestes, o desenvolvimento de DQ foi menor.

Sabemos que, nos Andes, onde o uso da coceira está inserido na cultura e se dá em experiências religiosas comunitárias o mesmo fenômeno é observado. Também entre indígenas brasileiros, onde beberagens alcoólicas só são usadas em momentos tribais ocorre fenômeno semelhante. Já quando se aproximam individualmente do álcool desenvolvem DQ grave.

A proposta é expandir a abordagem da DQ para os fenômenos sociais, pp o isolamento, e a inserção social do paciente.

Hipóteses:

1. pacientes usando opioides mais puros que a heroína das ruas deveriam se viciar mais e isso não é observado.
2. 20% das tropas no Vietnã usavam heroína. Esperava-Se uma epidemia de DQ na volta. 95% deles se recuperaram sem tratamento.

Tese: o isolamento e a falta de objetivos induzem ao vício.

Experimento: ratos em gaiola isolada com oferta livre de água com droga usavam até morrer.
Ratos em um ambiente comunitário nenhum desenvolveu vício.

Conclusão: o vício é fruto da necessidade humana se conexão e a crise de isolamento da sociedade atual. Na falta dessas conexões fica-se exposto a se unir a algo que dê alívio a esse anseio.

Addiction