fonte: Revista Tempo Psicanalítico

A adolescência pode ser considerada como um período de transição dá infância para a idade adulta, passando por um estado de intensa dependência para uma condição de autonomia pessoal, e de uma condição de necessidade de controle externo para o autocontrole.

Comumente, o adolescer é compreendido com um período de pura mudança é inquietude. Marcada pelos impulsos do crescimento corporal, pelas mudanças do desenvolvimento emocional, mental e social, além de ser um período no qual o indivíduo lança mão de intensos esforços para alcançar objetivos referentes à sociedade e de seu grupo familiar.

Vimos que viver e atravessar a etapa dá adolescência é uma experiência vital que, inevitavelmente envolve sofrimento psíquico. O modo de ser do adolescente é doloroso. “Ele poderá procurar evitar a dor refugiando-se na negação e na sublimação.

Por viverem a instabilidade de um corpo e mente em constante transformação, o que provoca maior ou menor sofrimento psíquico, os adolescentes constituem um grupo de risco em relação ao consumo de drogas.

Adolescência e uso de drogas à luz da Psicanálise