Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia -7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2016

Em todos os seres vivos existem diversos sistemas que promovem a distribuição de nutrientes em seus tecidos.

Nós também temos estes sistemas e aquele formado por uma bomba  e uma série de canos nos quais circula um líquido, é o sistema circulatório.

A bomba é o coração, os canos são as artérias e veias e o líquido é o  sangue.

O trabalho desta bomba  gera uma pressão que manda o sangue pelos vasos levando os nutrientes e o oxigênio a todas as partes do nosso corpo.

Se esta pressão é baixa, causa  problemas e se é alta também. A ciência nos ensinou a medir esta pressão em milímetros de mercúrio (aparelhos de pressão) e a observação científica nos proporcionou determinar os valores normais (fisiológicos) desta pressão.

À elevação da pressão arterial a valores sustentados  iguais ou superiores a 140/90 mmHg  denomina-se Hipertensão Arterial, condição clínica existente em 69% dos casos de infarto agudo do miocárdio (IAM), 77% dos  acidentes vasculares  encefálicos (AVE) , 75% dos portadores de insuficiência cardíaca (IC) .

No Brasil, a HAS atinge 32% dos indivíduos adultos e 60% dos idosos.

Dados assustadores como estes indicam a imperiosa necessidade de maior atenção ao tratamento que, na maioria esmagadora dos casos, obtém excelentes resultados.

Doença bem tratada é bem estar e sobrevida longa.

Hipertensão arterial (pressão alta)