O que é Dependência Química? Muitas teorias tentam explicar a complexidade de sua natureza. Podemos resumi-las em quatro modelos básicos: o modelo da doença, o modelo de comportamento, o modelo psicanalítico e o modelo familiar.

– Modelo da doença: entende a dependência como um transtorno primário e independente de outras condições: uma herdada pela suscetibilidade biológica aos efeitos do álcool e da droga. A dependência é vista como sendo similar
a transtornos como a hipertensão tensão essencial, por exemplo, que tem um componente bioquímico herdado. Características como: perda do controle sob o uso; negação, uso contínuo, a despeito de consequências negativas; e um padrão de recaída.
– Modelo de comportamento: são aprendidos com o condicionamento; pensamentos, sentimentos, e mudança fisiológica, poderiam ser modificados pelos mesmos processos de aprendizagem que os criaram.
– Modelo psicanalítico: as escolas do modelo psicanalítico mais antigo entendiam o comportamento de uso como uma tentativa de se retornar a estados prazerosos da infância. As teorias psicanalíticas mais contemporâneas vêem o uso de álcool e drogas como uma forma q o indivíduo encontra para se adaptar a seus déficits de auto- regulação, que emergiram de privação ou de interações disfuncionais na primeira infância. Teorias que tem sido rotuladas como “hipótese de automedicação” . De acordo com essa hipótese, algumas deficiências do indivíduo poderiam levar a problemas com abuso de substâncias. Essas teorias contribuíram muito para o entendimento da dependência, principalmente no que diz respeito ao conceito de equilíbrio e a importância das regras e metas que governam os relacionamentos familiares e como elas contribuem para a a manutenção do uso. Um quinto modelo concebe a dependência como sendo um fenômeno biopsicossocial. Esse modelo tenta integrar as contribuições de todos os quatro anteriores numa só teoria. Parece haver um componente biológico herdado no transtorno de abuso de substancias, mas este componente isolado não explica a complexidade do fenômeno. Fatores psicológicos, sociológicas, culturais e espirituais desempenham um importante papel na causa, no curso e nos resultados do transtorno.
Selma Bordin
Camila Garcia de Grandi
Ronaldo Laranjeira
Meliana Buzi Figlie

Sistemas diagnósticos em dependência química