Aluna: Adair Coelho
Curso CJJ 2017

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres alcoólicos, Unidos a fim de resolverem seus problemas comuns e de ajudarem seus irmãos sofredores na recuperação daquela velha e desconcertante enfermidade, o alcoolismo.

O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber.

A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político.

COMO FUNCIONA:

Raramente temos visto fracassar uma pessoa que cuidadosamente seguiu o nosso caminho. Os que não se recuperaram é porque não podem ou não querem se entregar completamente a este programa simples. Geralmente, homens e mulheres que, pelas suas constituições, são incapazes de ser honesto consigo mesmo. Existem tais desafortunados. Eles não tem culpa; parecem ter nascido assim. São por natureza, incapazes de desenvolver um modo de vida que requeira rigorosa honestidade. Suas “chances” são menores que o comum. Existem, também, aqueles que sofrem de graves desequilíbrios emocionais e mentais, embora muitos se recuperem por terem a capacidade de ser honestos.

Lembre-se que estamos tratando do álcool – destro, frustrador, poderoso! Sem ajuda é demais para nós. Mas existe um que é todo- poderoso. Esse é um Deus. Que o encontre agora!
As meias-medidas de nada nos ajudaram. Pedimos sua proteção com total abandono.
Aqui estão os passos que tomamos, seguidos como um programa de recuperação:

1- admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

2- Viemos acreditar que um poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos a sanidade.

3- decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o concebíamos.

4- fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5- Admitimos perante a Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

6- Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

7- Humildemente rogamos a ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

8- Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

9- Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.

10- Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

11- procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

12- tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólatras e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Muitos de nós reclamamos: ” que tarefa! Não poderei fazê-la toda. ” Não desanime. Nenhum de nós conseguiu aderir perfeitamente a estes princípios. Não somos santos. O que importa é que estejamos dispostos a crescer espiritualmente. Os princípios expostos são guias para o progresso. Pretendemos o progresso espiritual em vez da perfeição espiritual.

Alcoólicos Anônimos não exige que você acredite em coisa alguma. Todos os 12 passos são apenas sugestões.
Cada grupo de Alcoólicos Anônimos deve ser uma entidade espiritual com um único propósito primordial – o de levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.

Nossa relação com o público em geral devem caracterizar-se pelo anonimato pessoal.
Fonte:
livros: Alcoólicos Anônimos

Os doze passos e as doze tradições de A.A.

Viver sóbrio A.A.

Alcoólicos Anôminoms