Aluna: Gabriella Panno da Rocha

Os quadros de abuso e dependência ao álcool e a outras drogas psicoativas caracterizam – se por uma forma particular de relação dos seres humanos com as substâncias químicas que possuem uma ação definida sobre o sistema nervoso central e, consequentemente, sobre o psiquismo.

Uma droga psicoativa é qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. São drogas psicoativas o álcool, maconha, cocaína, café, chá, diazepan, nicotina, heroína, etc.

A dependência física é um estado de adaptação do corpo manifestado por transtornos físicos quando o uso da droga é interrompido.

Um dos indicativos de haver dependência física é a ocorrência de síndrome de abstinência que surge quando o dependente fica sem tomar a droga. A dependência psíquica constitui uma compulsão ao uso da droga, buscando o indivíduo a obtenção de prazer ou a diminuição de desconforto. Quando o indivíduo não obtém a droga, experimenta ansiedade, desconforto geral, raiva, insônia, etc.

O abuso de drogas ocorre quando há um uso de uma substância psicoativa que é lesivo ou excessivo ( o que quase sempre é lesivo), ocasional ou persistente, em desacordo com os padrões culturais e com a prática médica vigente.

Fonte:
Livro: Psicopatologia e Semiologia dos transtornos Mentais
Autor: Paulo Dalgalarrondo
Editora: Artmed

As substâncias psicoativas (abuso e dependência)