Aluna: Marly Rangel D’Oliveira

As principais metas de uma anamnese são : facilitar o envolvimento ou a aceitação ao tratamento; apanhar elementos sobre o histórico do desenvolvimento do uso e de como a droga influenciou as complicações apresentadas na vida da pessoa; apontar elementos que favoreceram o acomodamento da utilização e mantém a dependência; apresentar fatores que favoreçam a abstinência; e acrescentar informações para estipular hipóteses diagnósticas (LARANJEIRA, 2004).

Toda análise é primordial para encadeamento da abordagem. Não somente pode ser decisória para o envolvimento do paciente, como pode arremeter o processamento de modificação bem antes do seu desfecho. Cada observação introdutiva possui como propósito juntar dados para o estudo com detalhe para seu cuidado. Em frente das queixas ou modificações do estado de bem-estar da pessoa a análise introdutória investiga similarmente sua circunstância coletiva e econômica. Desta maneira permite esclarecimentos para a melhor acomodação dos programas.

Uma construção completa e aprofundada da história do paciente é preciso para analisar a importância da dependência tal como do envolvimento dos aspectos físicos, psicológicos e sociais de sua vida, essenciais para delimitar a forma de intervenção mais apropriada. Aprofundar aspectos da personalidade, crenças e princípios pessoais do paciente, anteriormente e em seguida do começo do excesso de drogas, contribui para apreensão total do indivíduo e do seu jeito de ação com o mundo e com os demais. Geralmente, a propósito de acrescentar a observação e conquistar esclarecimentos de maneira mais concreta e completa, é recomendado requisitar entrevistas com familiares.

A conversa introdutória precisa ser diretiva, porém sem abster-se de ser acolhedora, empático, aberta, afável, concisa e adaptável. A base precisa encontrar-se centralizada na pessoa e na utilização de substâncias. Mediações dessa forma ajudam a estimular o paciente e melhoram a elaboração de um projeto na intervenção.

A análise inicial principia pela anamnese clínica abrangente. Logo após, uma anamnese mais característica, precisa avaliar o uso de bebida alcoólica e drogas . Alguns vestígios e indícios, se investigados, são capazes de especificar a frequência de problemas de uso. Ajudam dessa maneira, na especificação da intensidade da aquisição (SCHULZM 1998). Depois da anamnese total e particular, processa-se a análise física. Deve-se notar alguns vestígios preferentemente comuns do consumo de bebida alcoólica e drogas (SCHULZM 1998).

Fontes: LARANJEIRA R. Como organizar uma história clínica. In: Feglie NB, editor. Aconselhamento em Dependência Química. São Paulo: Rocca; 2004.

SCHULZ JE, Príncipes of Identification and Intervention Amercian Society of Addiction Medicine; 1998.

Dependência Química / Anamnese