Aluna: Maria de Lourdes de Assunção.

Do ponto de vista químico, o álcool é um composto orgânico que contém o grupo hidróxido ligado diretamente a àtomos de carbono saturados. As bebidas alcoólicas podem ser obtidas através da fermentação, Como o vinho e a cerveja, ou da destilação, como o uísque e a vodca.

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. O àlcool etílico é uma droga psicoativa para os seres humanos.
Mesmo em pequenas quantidades, a bebida começa a agir sobre o cérebro:
Há distorção na percepção, a capacidade de discernimento é perturbada e a concentração diminui.

Segundo a OMS (organização mundial de saúde), O alcoolismo, que seria a dependência do indivíduo ao álcool, é considerado uma doença. Do ponto de vista médico, existe uma vulnerabilidade biológica que está relacionada ao fato de que as enzimas que metabolizarm o álcool no organismo diferem de indivíduo para indivíduo.

A OMS estabelece que para evitar problemas com o álcool, o consumo aceitável é de até 15 doses/ semana para homens e 10 para mulheres, sendo que. 1 dose equivale a aproximadamente 350 mL de cerveja, 150 mL de vinho ou 40 mL de uma bebida destilada, considerando que cada uma contém entre 10 e 15 g de etanol.
O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis Como complicações de doenças do fígado, problemas cardiovasculares e prejuízos cerebrais.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando os familiares e amigos. Por essa, razão o consumo abusivo de álcool é uma questão de saúde pública. Parte dos acidentes de trânsitos, comportamentos anti-social, violência doméstica, ruptura de relacionamentos.

Estas consequências negativas do álcool para o organismo fazem que a maioria dos países proíba a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes menores. No Brasil, existe a lei 13.106/15, que criminaliza a venda de bebidas a crianças e adolescentes. No entanto, de acordo com a OMS, o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43, 5% em dez anos e agora supera a média Internacional. O país ocupa hoje a 49 posição entre os países avaliados.

Fonte: livro alcoolismo.
Editora Revinter.
Médico: psiquiatra:
Jorge Jaber.

Alcoolismo