Aluna : Luciana Maria Soares.

Dez mil pessoas tiram a própria vida no Brasil anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, o total chega a 1 milhão, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número, de acordo com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria (SBP), é subestimado e pode ser de 20% a 30% maior por várias razões, inclusive devido a subnotificações em órgãos de saúde e segurança pública dos municípios. Os coeficientes de mortalidade são três a quatro vezes maiores entre pessoas do sexo masculino. Muito associado a idosos, nos últimos 30 anos, o ato de atentar contra si ronda também pessoas mais jovens. Dados da SBP indicam que há dois grupos de risco: pessoas com idade entre 15 e 30 anos e os idosos, acima de 65. “Os  médicos fora da psiquiatria (e mesmo algumas equipes da área) não estão preparados para lidar porque existe um tabu, não falam, não comentam e não estudam o fenômeno do suicídio. Fingem que o problema não existe e essa atitude gera reflexo na formação acadêmica dos profissionais, pois o assunto fica relegado a um segundo plano”, aponta o presidente da Comissão de Prevenção ao Suicídio da SBP, Humberto Correa, também professor titular de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Suicídio é todo ato provocado conscientemente pelo indivíduo com a intenção de provocar a própria morte. Há pessoas que tentam ou têm muito desejo de se matar, mas não conseguem, e esse ato é erroneamente interpretado como necessidade de chamar a atenção de alguém. Toda tentativa de tirar a própria vida deve ser levada a sério”, acrescenta Correa.

Aquele que se mata, invariavelmente, demonstrou, pelo menos uma vez, ideias de morte, comunicadas a pessoas próximas, inclusive ao médico que o atendia. Quando a pessoa diz que pensa em se matar, é um sinal de alerta. “Temos a tendência de não valorizar esse sinal, achando ser uma forma de a pessoa chamar a atenção. Há um mito de que, quando a pessoa fala em se matar, é porque não quer fazê-lo. Daqueles que se suicidaram, entre 70% e 80% comunicaram ou falaram sobre isso a parentes”, afirma o psiquiatra, para quem o suicídio é algo que pode ser prevenido.

Segundo Correa, as pessoas tendem a se matar usando o meio de mais fácil acesso (um policial pode se matar usando a arma de fogo, na zona rural é comum o uso de pesticidas). “Restringir e controlar métodos letais é também uma forma de prevenção.”

Depressão – Há algumas circunstâncias que podem ser observadas. Primeiramente, quase 100% dos que têm tendência suicida ou de fato se matam sofrem de algum distúrbio psiquiátrico. “Entre essas circunstâncias, em termos absolutos primeiro vem a depressão, mesmo que em termos relativos o diagnóstico de paciente bipolar aponte para um maior número de pessoas que se suicidam”, explica Correa. Transtornos do humor, depressão, transtorno bipolar, o uso e o abuso de álcool e de outras substâncias, a esquizofrenia, o  transtorno de personalidade também  estão associados a altos níveis de mortalidade por suicídio.

A médica e psicóloga Vera Zavarise destaca que está aumentando o número de suicídios em função da depressão. “Pensar em suicídio é inerente a todas as depressões. Pensar e depois executar o ato se aplica para alguns casos. Aproxi-madamente 10% das pessoas tentam e conseguem tirar a própria vida.”

Segundo a médica, há algo mais forte que impede que alguns sintomas se manifestem ou sejam percebidos, que é o preconceito de precisar de alguma ajuda para algo que é psíquico. “As doenças psíquicas geralmente são associadas ao cérebro como algo mágico, à alma da cabeça. Na realidade, ele é um órgão como outro qualquer. Submetido a um desgaste maior, pode apresentar um certo desequilíbrio de funcionamento. Nesse caso, há uma área específica, que é o humor”, diz a psicóloga, que aponta também o preconceito de procurar um psiquiatra como um dificultador. “É visto como algo que custa caro, e quem está próximo não tem coragem de sugerir a procura de um especialista. Há outros fatores, como uso de algumas medicações, que acabam induzindo à depressão. O ansiolítico pode abaixar a ansiedade em um primeiro momento, mas, quando há o consumo extenso, pode levar à depressão”, explica a médica.

Para saber mais

Cada cultura encara  o problema de uma forma

O autoextermínio sempre existiu em todas as civilizações, inclusive com evidências de suicídio entre povos pré-históricos. Ao longo da história muda-se a forma de encará-lo: em algumas, ele era tolerado, em outras era até estimulado, e em outras, reprimido. Na civilização cristã ocidental, no início, era valorizado em certos aspectos. Entre os primeiros cristãos, havia quem se suicidava para chegar mais próximo de Deus. “A partir de Santo Agostinho, nos séculos 4 e 5, isso começou a mudar. Em particular na Igreja Católica, o suicídio passou a ser reprimido e, depois, perseguido. A visão católica tornou-se dominante, sendo anexada aos códigos civis das cidades-estado que foram surgindo na Europa. Passou-se a punir quem tentava se matar e os familiares perdiam seus bens. Até o início do século 20, a Igreja Católica não dava a eles o direito a ritos fúnebres, como missa e cortejo, e eram enterrados em locais exclusivos. “Isso tudo entranhou nas mentes de forma a se tornar um tabu e um pecado, o pior de todos. O reflexo disso é que não há campanhas públicas no Brasil exclusivamente de prevenção ao suicídio, apesar de ser assunto de saúde pública”, pontua o dirigente da SBP, Humberto Correa.

PUBLICADO EM 2 DE ABRIL DE 2013
Fonte : Associação Brasileira de Psiquiatria http://www.abp.org.br/portal/

Fim Obscuro