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Aluna: Adair Coelho

Num mundo de alta complexidade e em constante mudança, com demandas e distrações crescente, nossa atenção está sob constante ataque.
Um dos estudos da universidade de Harvard aponta que 46,9% do nosso tempo, nós não estamos prestando atenção no que estamos fazendo.
A ciência demonstra que a estabilidade da atenção é o fato mais importante para alta performance e o bem-estar sustentáveis.
A boa notícia é que podemos melhorar muito nosso pode de concentração e memória com técnica de meditação simples e científicas.
Mindfulness pode ser definido como a habilidade de estar presente, ou seja, um estado mental no qual colocamos nossa atenção para a realidade assim como ela se apresenta.
Mindfulness é também um conjunto de práticas e exercícios que utilizamos para treinar nossa atenção e desenvolver o estado de atenção plena.

Equilíbrio emocional com base em Mindfulness:
” Qualquer um pode ficar bravo- isso é fácil. Mas ficar bravo com pessoa certa, no grau correto, no momento oportuno, com propósito correto e da maneira adequada- isso não é fácil. ”
Da mesma maneira que a prática de Mindfulness treina nossa atenção para estarmos cientes de nossos pensamentos, momento a momento, também pode nos ajudar a treinar nossa atenção para estarmos cientes de nossas emoções.
Perceber e “enxergar” a emoção no estante em que surge, é o primeiro passo para lidarmos saudavelmente com as emoções, independente da natureza delas. Não temos controle sobre a natureza das emoções que surgem, mas podemos treinar para ter controle sobre o que vem depois, ou seja, como reagimos.
Com a prática de Mindfulness queremos desenvolver um grau de presença e atenção que nos permita perceber a chegada da emoção e deixar que ela seja processada fisicamente no nosso corpo ” sem atritos”.

A inteligência emocional é fundamental para nossa saúde, nosso bem-estar, melhores relacionamento e sucesso profissional e a ciência comprova que ela pode ser desenvolvida através da prática de Mindfulness.

Referências:

Academia de Mindfulness
Alexandre Lunardelli

Emotional Intelligence, Imagination, Cognition, and Personality 9, número 3 (1990): 185-211.
(2) The Benefits of Being Present: Mindfulness and Its Role in Psychological Well-Being – Kirk Warren Brown and Richard M. Ryan – University of Rochester.

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

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