ALUNO: Gilberto de Moraes Fernandes

A adolescência é o período de transição da infância para a vida adulta, onde as habilidades cognitivas e as experiências pessoais se tornam mais complexas. A experimentação de novos papéis sociais e de novos valores é uma forte característica da transitoriedade dessa fase segundo( Breinbauer,2008). A tentativa de se tornar independente em relação aos pais, faz com que o adolescente passe mais tempo com amigos, dividindo com eles as dificuldades, dúvidas e angústias. Essa necessidade de autonomia, tanto emocional quanto social, facilita a separação da Família e gera consequentes conflitos dentro de casa. Esses conflitos podem gerar rebeldia, sentimentos de raiva, rivalidade e competição. Tais sentimentos não devem ser vistos somente como pontos negativos. Tendo um equilíbrio entre os sentimentos de afeição e empatia, os sentimentos negativos servem para que o adolescente tenha um senso de si mesmo e determine seus pontos fortes e fracos.

De acordo com Pechansky, Szobot e Scivoletto, (2004), por ser facilmente obtida e comumente propagada, a experimentação do álcool e do tabaco vem a ser precoce e disseminada entre os adolescentes. O primeiro contato costuma ser em um ambiente de amigos. O adolescente, normalmente tem amigos que já fazem o uso de drogas, o que gera uma pressão do grupo para que ele experimente. O consumo de substâncias psicoativas pelos adolescentes tem aceitação cultural em diferentes sociedades, o que dificulta a promoção de abstinência nesse grupo etário. O álcool é o tipo de droga que os adolescentes mais se identificam e essa relação é intimamente ligada a atos de violência. Isso se reflete nos altos índices de mortes de jovens, por acidentes automobilísticos, (Aquino, 1998).
Em relação à adolescência o consumo de álcool traz prejuízos significativos para os jovens e, por isso, são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: No caso da adolescência o uso de álcool se torna mais complexo porque o organismo em formação não tem resistência. Um copo de cerveja é o bastante para fazer com que o indivíduo perca o senso de julgamento e a coordenação motora seja afetada. Psicologicamente o jovem sob influência do álcool ou outras drogas sofre transformações no temperamento e na personalidade(Silva, 2000, p.39).

Uma vez que o uso de álcool por adolescentes é difuso e necessita da aceitação da sociedade em geral, promover a abstinência de álcool entre adolescentes não é uma meta que se consiga alcançar com facilidade. Por isso, pais, outros adultos e programas de prevenção e promoção a saúde devem trabalhar em conjunto para oferecer maneiras de abordar e lidar com situações em que há disponibilidade de bebida alcoólica para a classe jovem. O ambiente escolar também se constitui como importante lócus de socialização do saber, local para a aquisição de habilidades cognitivas e sociais por crianças, adolescentes e jovens, portanto, este é um espaço de informação, formação e socialização constituído historicamente. Importante ressaltar, diante da problemática, que todo o contexto que envolve o cotidiano do adolescente deve ser relevante para auxiliar a criação de programas de promoção da saúde e planejamento de ações de prevenção de riscos e intervenções voltadas à proteção da saúde do adolescente.

Livro: Prevenção de Drogas na Adolescência. Ingrid Cunha Ventura, Lua na Ribeiro Duffrayer,- Petrópolis, RJ: EPUB,2011.

Vulnerabilidade da adolescência para o uso de álcool e tabaco