Aluno: Pedro Madsen Andrade

O indivíduo que utiliza droga por um determinado período, geralmente um longo período, vai aumentando progressivamente a quantidade de droga consumida. Enquanto está se drogando, o indivíduo se isola de atividades físicas, sociais, literárias e outras.

Na medida em que vai consumindo mais e mais drogas, aumenta a quantidade de tempo dedicado a passar com a droga e ao mesmo tempo reduz o tempo para as atividades sociais, físicas e outras. Ou seja, sua vida anterior ao início do consumo, a vida sadia, entra em modo standy by, e somente opera o modo ‘dependente químico’.

Quando este indivíduo finalmente faz um tratamento e consegue ficar um grande período sem utilizar drogas, a tendência é que comece a agir como se tivesse a idade em que começou a utilizar drogas. E isto vale para os tratamentos iniciados em qualquer idade com qualquer tempo de uso.

De Olivier não afirma ser padrão, mas aponta para um grande número de usuários que tem esta reação pós tratamento. Portanto, é comum ex-usuários comportarem-se como adolescentes em situações que, se não tivesse ficado alienado durante anos de uso de drogas, a reação seria mais madura.

Referência: OlLIVER, Lou de. Transtornos de Comportamento e Distúrbios de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. p. 129-130

A Suspensão do Amadurecimento Emocional Durante o Período de Consumo de Drogas