Aluno: Fábio Augusto Bento Freitas
Muitas pessoas não  entendem por que ou outras pessoas se tornam dependentes em drogas. Eles podem pensar erroneamente que aqueles que usam drogas carecem de princípios morais ou força de vontade e que eles poderiam parar seu uso de drogas simplesmente escolhendo. Na realidade, o vício em drogas é uma doença complexa, e o abandono geralmente requer mais do que boas intenções ou uma forte vontade. As drogas mudam o cérebro de maneiras que tornam o abandono difícil, mesmo para aqueles que querem. Felizmente, os pesquisadores sabem mais do que nunca sobre como as drogas afetam o cérebro e encontraram tratamentos que podem ajudar as pessoas a se recuperar da dependência de drogas e levar vidas produtivas.
O QUE É DEPENDÊNCIA DE DROGAS?A Dependência Química  é uma doença crônica caracterizada pela busca e uso de drogas que é compulsiva ou difícil de controlar, apesar das consequências prejudiciais. A decisão inicial de tomar drogas é voluntária para a maioria das pessoas, mas o consumo repetido de drogas pode levar a alterações cerebrais que desafiam o autocontrole de uma pessoa adicta e interferem na sua capacidade de resistir impulsos intensos de tomar drogas. Essas alterações cerebrais podem ser persistentes, razão pela qual o vício em drogas é considerado uma doença “recaída” – as pessoas em recuperação de transtornos de uso de drogas estão em maior risco de retornar ao uso de drogas, mesmo depois de anos de não tomar o medicamento.É comum que uma pessoa recaia, mas a recaída não significa que o tratamento não funcione. Tal como acontece com outras condições de saúde crônicas, o tratamento deve estar em andamento e deve ser ajustado de acordo com a resposta do paciente. Os planos de tratamento precisam ser revisados com frequência e modificados para atender às necessidades de mudança do paciente.

O QUE ACONTECE COM O CÉREBRO QUANDO UMA PESSOA USA DROGAS?A maioria das drogas afeta o “circuito de recompensas” do cérebro inundando-o com a dopamina de mensageiro químico. Este sistema de recompensa controla a capacidade do corpo de sentir prazer e motiva uma pessoa a repetir os comportamentos necessários para prosperar, como comer e passar tempo com seus entes queridos. Essa superestimulação do circuito de recompensas faz com que o “alto” intensamente prazeroso possa levar as pessoas a tomar uma droga novamente e novamente.À medida que uma pessoa continua a usar drogas, o cérebro se ajusta ao excesso de dopamina fazendo menos e / ou reduzindo a capacidade das células no circuito de recompensas para responder a ela. Isso reduz o alto que a pessoa sente em comparação com o alto que sentiram ao tomar pela primeira vez a droga – um efeito conhecido como tolerância. Eles podem tomar mais drogas, tentando alcançar a mesma dopamina alta. Isso também pode fazer com que eles tenham menos prazer de outras coisas que eles desfrutaram, como atividades alimentares ou sociais.O uso a longo prazo também causa mudanças em outros sistemas e circuitos químicos cerebrais, afetando as funções que incluem:• Aprendizado• julgamento• tomada de decisões• memória• comportamento
POR QUE ALGUMAS PESSOAS SE TORNAM VICIADAS ENQUANTO OUTRAS NÃO?Nenhum fator pode prever se uma pessoa se tornará viciada em drogas. Uma combinação de fatores influencia o risco de dependência. Quanto mais fatores de risco uma pessoa tem, maior a chance de tomar drogas pode levar ao vício. Por exemplo:• Ambiente . O ambiente de uma pessoa inclui muitas influências diferentes, da família e dos amigos ao status econômico e qualidade de vida geral. Fatores como a pressão dos pares, abuso físico e sexual, exposição precoce a drogas, estresse e orientação parental podem afetar muito a probabilidade de uso de drogas e dependência de uma pessoa.• Desenvolvimento . Fatores genéticos e ambientais interagem com estágios críticos de desenvolvimento na vida de uma pessoa para afetar o risco de dependência. Apesar de tomar drogas em qualquer idade pode levar ao vício, quanto mais cedo o consumo de drogas começa, mais provável será que ele progreda para o vício. Isso é particularmente problemático para os adolescentes. Uma vez que as áreas em seus cérebros que controlam a tomada de decisões, o julgamento e o autocontrole ainda estão em desenvolvimento, os adolescentes podem ser especialmente propensos a comportamentos de risco, incluindo a tentativa de drogas.

O ABUSO DE DROGAS PODE SER CURADO? PREVENIDO?Tal como acontece com a maioria das outras doenças crônicas, como diabetes, asma ou doença cardíaca, o tratamento para toxicodependência geralmente não é uma cura. No entanto, a dependência química é tratável e pode ser gerenciada com sucesso. As pessoas que estão se recuperando  correrão risco de recaída por anos e possivelmente por toda a vida. A combinação de medicamentos, junto a tratamento específico ,garante a melhor chance de sucesso para a maioria dos pacientes. As abordagens de tratamento adaptadas aos padrões de uso de drogas de cada paciente e quaisquer problemas médicos, mentais e sociais co-ocorrentes podem levar à recuperação contínua.
Mais boas notícias é que o uso de drogas e o vício são evitáveis.Programas de prevenção envolvendo famílias, escolas, comunidades e meios de comunicação social são eficazes para prevenir ou reduzir o uso de drogas. Embora eventos pessoais e fatores culturais afetem as tendências do uso de drogas, quando os jovens consideram o uso de drogas como prejudicial, eles tendem a diminuir a sua droga. Portanto, educação e divulgação são fundamentais para ajudar as pessoas a entender os possíveis riscos de uso de drogas. Professores, pais e prestadores de cuidados de saúde desempenham papéis cruciais na educação dos jovens e na prevenção do uso, abuso e dependência de drogas
Referências Bibliográficas:National Institute on Drug Abuse; National Institutes of Health; U.S. Department of Health and Human Services.

Compreensão do Uso e Dependência de Drogas