Aluna : Juliana Franco Vaz Viegas

Introdução :

O profissional que trabalha na área da saúde precisa saber como agir diante de Emergência Psiquiátrica , em especial nos casos de pacientes com transtornos por uso de drogas.

Como auxílio na memorização, podemos ter em mente a seguinte frase :
” Quem PEDI sempre alcança. ”

Através dessa palavra , temos o Norte que precisamos para saber lidar com as intercorrencias que surgem na área da Dependência Química .

Desenvolvimento :

Deve perguntar o máximo possível para o paciente sobre seu estado geral. Como exemplo podemos perguntar se tem alguma doença, se já esteve hospitalizado, se tem outras pessoas que podem dar informações, se usa anfetaminas, maconha, cocaína, alucinógenos, inalantes, nicotina, opioides, heroína, metadona, sedativos, hipnoticos , ansiolíticos, disulfirona ( remédio para alcoolismo), naltrexone ( alcolismo e morfina) e outras drogas.
Drogas prescritas devem ser perguntadas e se toma alguma, quando começou.
Pergunta – se também se já teve apagamentos, alucinações, delírios, confusão mental , demência e problemas de memória. O profissional deve saber se o paciente tentou abstinência e em caso da resposta ser positiva, por quanto tempo e qual método utilizado com essa finalidade.

Já o estabilizar significa uma avaliação médica completa , com exames laboratoriais , complementares para o devido diagnostico e em caso de necessidade, dirigir o paciente a uma unidade mais adequada para o seu caso.

O disponha significa que o profissional deve sempre transmitir segurança, limites para que o paciente tenha restrições do que adoece ele e tenha cuidados com o paciente.

E por fim, a palavra identifique significa que o profissional deve sempre ficar atento a comportamentos e sintomas que necessitem de atenção imediata, que represente fatores de risco . Está ligada à aspectos relacionadas à segurança do paciente.

Emergências – Intoxicação :

A intoxicação se caracteriza por mudanças no funcionamento fisiológico ( ROC) e psicológico ( PECOCO) , advindos da ingestão de substâncias psicoativas.

Alcoólica:
Pode apresentar comportamento agressivo, alterações no humor , fala arrastada , descoordenacao
marcha instável , atenção e memórias prejudicadas, estupor e coma.
Anfetaminas :
Euforia , hipervigilancia , tensão, raiva , alteração na socialização e em relacionamentos. Dificuldade em senso de juízo e na percepção, alteração dos batimentos cardíacos, pupilas dilatadas , alteração da pressão arterial, sudorese, arrepios , náuseas, vômitos, agitação ou retardo psicomotor , fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica, arritmia cardíaca, confusão, convulsões, discinesia , distonia e coma.

Cocaína :
Euforia, ansiedade, tensão, raiva , delírios paranoides, alucinações auditivas e visuais, hipervigilancia, irritabilidade, propensos a crises de pânico, alterações do juízo , socialização alterada e dificuldade de ocupação. Crises de desespero intensa , que pode anteceder agressividade e ideaçáo suicida.
São sintomas usuais a alteração da pressão arterial e frequência cardíaca, pupilas dilatadas, arrepios, sudorese, náuseas e vômitos, agitação ou retardo psicomotor , fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica, arritmia cardíaca, confusão mental, convulsões, discinesia, distonia ou coma.

Cafeína :
Intranquilidade, nervosismo, excitação, insônia, rosto avermelhado, distúrbios gastrointestinais, contrações musculares, agitação psicomotora, taquicardia, arritmia cardíaca, estado de alerta.

Maconha :
Falta de coordenação motora, euforia , ansiedade, sensação de lentificaçáo do tempo, senso de juízo prejudicado, falta de atenção.
Em até duas horas após o uso , o paciente apresenta olhos vermelhos , aumento do apetite, boca seca e taquicardia.

Alucinógenos :
Ansiedade, depressão, ideaçáo paranoica , alterações do juízo, ideias de auto referência, dificuldades de relacionamento, de atividades laborativas, sensação de “loucura “, percepção aguçada, despersonalizacao , perda do senso de realidade , ilusões, alucinações ( podem vir dias ou anos após o uso ). Sintomas físicos podem ser pupilas dilatadas, taquicardia, sudorese, palpitações, visão borrada , tremores e descoordenacao.

Opioides :
Sonolência, funcionamento mental obscurecido , frequência respiratória diminuída, acarretando por vezes, falência respiratória. Euforia inicial seguida de apatia , retardo ou agitação psicomotora , juízo prejudicado, inabilidade social e funcional. Em caso de intoxicação severa, constrição pupilar que avança para dilatação. Sonolência, fala arrastada , dificuldades de memória e de atenção e coma.

Sedativos Hipnóticos ( Z- Drogas ) :
Inadequação no comportamento, como agressividade, humor instável, juízo prejudicado, dificuldades de socialização e ocupação, fala arrastada, descoordenacao, marcha instável, movimentos involuntários dos olhos , comprometimento na atenção e memória, estupore coma.

Club Drugs ( metanfetaminas, LSD, GHB, Flunitrazepam) :
Confusão mental , depressão, insônia, “fissura” , ansiedade , paranoia , quadros psicóticos, tensão muscular, bruxismo, náuseas, visão borrada , desmaios , arrepios , sudorese, taquicardia, hipertensão. Pode haver falência cardíaca, renal e hipertermia severa. Pode haver também comprometimento cerebral , dificultando o pensamento e a memória. Também apresenta hiperpirexia, coagulação intramuscular disseminada, miolise e insuficiência renal aguda.

Conclusão :
O profissional que atua na psiquiatria, em especial na área de Dependência Química, precisa estar consciente de como as diversas drogas agem no organismo do paciente, principalmente em caso de intoxicação. Deve estar atento às consequências que o abuso de substâncias psicoativas oferece, pois uma falha do profissional em atuar na emergência no uso de drogas pode ser fatal.

Referência Bibliográfica :
Aula do curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química com professor Doutor Jorge Jaber ( 2017)

Fonte :
https://clinicajorgejaber.com.br/novo/curso-para-formacao-de-terapeutas/

Emergência no Uso de Drogas