Aluno: Fábio Augusto Bento Freitas

O alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pelo consumo compulsivo do álcool. É portanto, uma doença que atinge a saúde mental, física e social do indivíduo: a saúde física é prejudicada pela ação patológica destrutiva que o álcool exerce sobre os tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas do organismo, causando alterações graves no funcionamento do corpo humano; a saúde mental se manifesta pela desestabilização dos sistemas nervoso central e periférico, as alterações do comportamento levando o indivíduo a autodestruição e social porque impede que o indivíduo se realize junto as pessoas que o cercam, amam, por afetar negativamente as relações entre o alcóolatra e a estrutura familiar, os amigos, e consequentemente, prejudicando a produtividade no trabalho. Para os Alcóolicos Anônimos, irmandade que vem obtendo grande sucesso na recuperação dos alcóolatras, trata-se também de uma doença espiritual, sendo responsável pela geração de distúrbios de caráter e comportamento, que muitas vezes incluem desonestidade, mentira e tendência à degradação de valores éticos.O alcoolismo é também uma doença progressiva, ou seja, vai se agravando à medida que o doente persiste no uso do álcool; é fatal, pois pode causar a morte. É importante destacar que, apesar dessas características assustadoras, o alcoolismo é passível de controle e de recuperação.
ONDE SE DEVE TRATAR UM ALCOOLATRA
HOSPITALO paciente pode ser tratado em regime ambulatorial ou de internação, conforme a gravidade do caso, levando em conta as necessidades específicas de cada paciente e os recursos disponíveis. No contexto do alcoolismo e da dependência química, a APA reconhece a necessidade de tratamento hospitalar para grupos específicos de pacientes.Tem prioridade a intervenção dos seguintes tipos de pacientes:• Os que necessitam de desintoxicação;• Doentes em síndrome de abstinência;• Os dependentes de múltiplas drogas;• Os que já apresentaram sinais de delirium tremes;• Pacientes que apresentam uma condição médica crônica (por exemplo: doenças cardíacas);• Os que exibam sinais de outra doença psiquiátrica (por exemplo:  depressão com ideias suicidas);• Pacientes cujo abuso alcoólico se faz acompanhar de atitudes violentas, perigosas para si e para outrem;• Doentes com uma história consistente de não aceitação do tratamento, ou que tiveram benefícios em tratamento anterior em consultório;• Os que não responderam a tratamentos menos intensivos e manifestam o desejo de fazê-lo em regime de internação.
TRATAMENTO EM AMBIENTE ASSISTIDOSão chamados centros de recuperação. Para este tipo de tratamento, devem ser encaminhados aqueles que não necessitam de hospitalização, mas cujas vidas e interações se focalizaram inteiramente no álcool, demonstrando perda de motivação para se manterem abstêmios num ambiente ambulatorial.O centro de recuperação oferece um ambiente livre de álcool e de outras drogas. Passando por um tratamento específico contra o alcoolismo, os pacientes recebem educação sobre si mesmos e sobre a doença, e desfrutam de abordagem ocupacional, psicossocial e familiar.
NORMAS DE CONDUTAAs normas de comportamento costumam ser rígidas no centro de recuperação. Sendo assim:• É obrigatória a abstinência;• Não é admitida a introdução de álcool ou de qualquer outra substância capaz de alterar o humor;• Não se admite o envolvimento de natureza sexual nas dependências do centro;• Agressões físicas não são aceitas;• Contatos com o exterior só podem ser feitos em horários pré-fixados e seguindo regras.A quebra dessas ou de outras regras implica usualmente no desligamento do paciente.
COMUNIDADES TERAPEUTICASProporcionam ambiente seguro, igualmente livre de álcool e drogas, em que a prioridade é o tratamento comportamental, baseado na pressão social. Nessas comunidades procura-se demonstrar no paciente a habilidade de suportar as situações da vida cotidiana sem ter que recorrer ao álcool para suavizá-las paciente é ressocializado. As comunidades geralmente oferecem tratamento de longa duração, numa organização comunitária de natureza terapêutica, com base nos princípios da hierarquia; os membros mais novos da comunidade executam os serviços mais pesados, como a manutenção dos banheiros. À medida que progridem no tratamento, atingem posições mais elevadas dentro do grupo e assumem maiores responsabilidades. Usa-se muito confronto, tanto individual quanto em grupo.
HOSPITAL-DIASão programas de internação parcial, indicados para pacientes que necessitem de mais atenção do que o simples tratamento ambulatorial.  É indicado também para pessoas que vivem em locais distantes do consultório, que possuem dificuldades de deslocamento. É como que um tratamento ambulatorial intensivo. O hospital-dia é aconselhado também para:• Pacientes com maior risco de recaída após a internação;• Pacientes vítimas de comorbidade, mais sujeitos a complicações;O hospital-dia é, na verdade, um tratamento semelhante ao dos centros de recuperação, mas por uma determinada parcela de horas ao dia.
TRATAMENTO AMBULATORIALÉ o tratamento apropriado para pacientes em quem o uso alcoólico, e as condições clínicas e ambientais não requerem um nível muito intenso de cuidados. Frequentemente estabelece a participação em terapias de grupos, além de terapia individual, e, geralmente de terapia de família. Sempre preparando o paciente encorajando-o a participar de grupos A.A.

Referências Bibliográficas:Alcoolismo. (Jorge Antônio Jaber Filho; Charles André).

O Alcoolismo e Onde Tratá-lo