Mais de 11 mil pessoas foram beneficiadas pela Ação Comunitária realizada hoje (09/06) pelo Gabinete de Intervenção Federal e pelo Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos federal, estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada na Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A ação mobilizou cerca de 800 profissionais, sendo mais de 300 somente da área médica.  Os milhares de moradores da região contaram com uma série de serviços, como: emissão gratuita de documentos, informações e orientações sobre serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas, balcão de empregos e dicas culinárias. O Interventor Federal, General Braga Netto, acompanhou de perto as atividades. Ele parabenizou as equipes que estavam atuando desde as oito da manhã e conversou com moradores da região, que elogiaram a iniciativa.

ESTADO

O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. A Secretaria de Estado de Saúde montou uma estrutura para vacinação contra febre amarela. A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) levou o Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência  jurídica, psicológica e social às mulheres. Houve distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e foi prestada assistência aos idosos. A SEDHMI, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, fez esclarecimentos para o público e distribuiu preservativos.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) contou com um Balcão de Empregos. A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social foi feita por intermédio do Ministério do Trabalho. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), ofereceu os seguintes serviços: isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples, aferição de pressão arterial, prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medindo peso e altura das pessoas, para além de atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social.  Já o Detran dispunha de uma tenda para emissão gratuita de carteira de identidade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) participaram da ação comunitária na Praça Seca promovendo ações diversas. A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros levou ao público um repertório com sucessos da música popular brasileira, além de hits internacionais. Os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) marcaram presença com exposição de materiais operacionais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e demonstrações práticas de primeiros-socorros e prevenção de acidentes.

MUNICÍPIO

A Prefeitura do Município do Rio também ofereceu uma série de serviços em prol da comunidade. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicaram a vacina contra a gripe no público-alvo da campanha. Houve assistência odontológica, atividades de prevenção e combate a doenças transmitidas por insetos, além de ações educativas sobre o combate ao tabagismo. Ao longo do dia, a população recebeu ainda orientação sobre o programa social Bolsa Família. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) auxiliaram o público para o Cadastro Único, no Pronatec  e impressão da Identidade Jovem, programa que permite aos jovens ter descontos em espetáculos culturais; inscrição de jovens para acesso aos serviços de convivência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de  Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Houve divulgação dos canais de denúncia sobre violação dos direitos humanos; corte de cabelo, trança e unhas, informações sobre os projetos da Secretaria.

A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio de Janeiro, dispôs de duas tendas informativas sobre prevenção de riscos e desastres, demonstração de equipamentos utilizados pelos técnicos nas vistorias, mapa de vulnerabilidade da região e panfletagem. A COMLURB montou um posto de coleta seletiva, com o objetivo de conscientizar os moradores. Uma equipe fez o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater roedores. A COMLURB providenciou ainda os serviços de varrição, poda, remoção de resíduos, limpeza de ralo e roçada. Além disso, o grupo Chegando de Surpresa e o gari Renato Sorriso alegraram as atividades, cantando músicas de conscientização, alertando os moradores a fazer o descarte correto do lixo.

INSTITUIÇÕES JURÍDICAS E INICIATIVA PRIVADA

Instituições jurídicas e parceiros privados marcaram presença. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) disponibilizou um ônibus do programa Justiça Itinerante – com um juiz, um promotor, um defensor público, servidores do TJ e estagiários da Defensoria – para oferecer serviços na área de Direito de Família, Cível, Direito do Consumidor e registro civil. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, por meio da Ouvidoria Itinerante, tirando dúvidas da população e recebendo comunicações formais. O Ministério Público Militar também ofereceu  atendimento de denúncias.

A tenda do SESI Rio atraiu o público com o “escovódromo” – espaço reservado para orientações sobre saúde bucal – e oficinas do Cozinha Brasil, onde foram ensinadas receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos. A prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes ficou por conta dos profissionais da Clínica Jorge Jaber, que promoveram uma interação lúdica e terapêutica por meio de pintura.

VEJA AS FOTOS

Ação Comunitária beneficia milhares de moradores da área da Praça Seca, na Zona Oeste