fonte: MP Militar

A Ouvidoria do Ministério Público Militar participará amanhã (29), entre 8h e 17h, da Ação Comunitária no Jardim Catarina, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. A atividade é coordenada pelo Gabinete de Intervenção Federal e pelo Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada. O objetivo é oferecer serviços à população: emissão gratuita de documentos, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas sobre prevenção ao uso de drogas.

Na oportunidade, a Ouvidoria do MPM estará em contato com os cidadãos para ouvir suas demandas e fornecer as informações sobre a intervenção e sobre a atuação do Ministério Público Militar. “A população será esclarecida sobre como colaborar para reduzir a violência no Rio de Janeiro”, esclarece a ouvidora-geral do MPM, Maria de Lourdes Souza Gouveia. O MPM também estará recebendo denúncias de crimes militares, uso de armas proibidas e outras situações consideradas criminosas.

Estado – O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. Entre os serviços oferecidos: vacinação contra febre amarela e gripe; assistência jurídica, psicológica e social às mulheres; intermediação de mão de obra (balcão de empregos); agendamento de carteira de trabalho e seguro desemprego; emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples; atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social; atendimento à população e aos empreendedores locais que desenvolvam projetos culturais e educação no trânsito.

Município – A Prefeitura do Município de São Gonçalo também irá oferecer uma série de serviços em prol da comunidade: aplicação da vacina HPV; testagem rápida de IST, hepatites virais e HIV; autoexame das mamas e pedidos de mamografia e preventivo; orientação sobre direitos do cidadão; sensibilização sobre violência doméstica; solicitações de serviço de poda e supressão de árvores.

Instituições Jurídicas – Além do MPM, outras instituições jurídicas estarão presentes: o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), com o ônibus do programa Justiça Itinerante, permite que ações processuais, que não possam de imediato ser resolvidas em audiência, sejam iniciadas já dentro do ônibus; o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que verificará formas de regularização da situação eleitoral; o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que também participará por meio da Ouvidoria Itinerante, tirando dúvidas da população e recebendo comunicações formais e denúncias.

A Clínica Jorge Jaber desenvolverá ainda ações para prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes.

Na área da cultura e do entretenimento, serão realizadas: palestras sobre desestruturação urbana, construções irregulares e saneamento básico, além da importância da moral e cívica na sociedade; brincadeiras infantis; apresentação de maculelê, MMA, capoeira e muay thai; contação de histórias; oficinas de máscaras; brinquedos infláveis para as crianças; bandas de música do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Estado do Rio, do Corpo de Bombeiros, da Orquestra Municipal de São Gonçalo e da Brazilian Pipers (gaita de fole).

SERVIÇO:

Ação Comunitária
Data: 29/09/2018
Horário: 8h às 17h
Local: CIEP Anita Garibaldi
Endereço: R: Luís Ribeiro Pires, 2 – Jardim Catarina – São Gonçalo/RJ

Clínica Jorge Jaber no site do MP Militar