fonte: Vida & Ação

Os Estados Unidos são recordistas em gastos na assistência à saúde e os resultados obtidos nem sempre correspondem aos investimentos na área. As taxas de desperdícios na assistência à saúde, quando avaliadas por métodos diretos são de 6 a 8%, muito menores do que as habitualmente divulgadas. O número de resultados de exames não acessados é de apenas 5,4%, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em 2017.

A solicitação inteligente de exames [é tema de uma conferência durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Curtis Hanson, patologista do Colégio Americano de Patologia que atua na Mayo Clinic, em Minnesota, nos Estados Unidos,  foi o convidado para falar sobre o tema nesta quinta-feira (27), no evento que acontece em Florianópolis (SC).

Segundo o presidente da Wilson Shcolnik, a escolha contribui para a discussão que terá foco no combate ao desperdício de exames laboratoriais. E vem a contemplar uma série de ações da SBPC/ML que visam orientar e reforçar a necessidade do uso racional de exames laboratoriais. Trazer essa referência americana é uma forma de trocar experiências sobre ações efetivas para diminuir os abusos e dar sentido ao uso racional de exames”.

“O objetivo, com ações como o Choosing Wisely é combater o uso excessivo e educar médicos e pacientes de forma que os exames laboratoriais sejam utilizados como ferramenta para embasar decisões médicas sobre o diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças. Dessa forma, a medicina laboratorial contribui para tornar a solicitação de exames uma medida prudente, racional, e auxiliar a gerar mais valor e eficiência para o sistema de saúde, diminuindo os seus custos”, afirma Shcolnik.

DIA 27

Setembro Vermelho: encontro entre mães de bebês cardiopatas

A malformação do coração é responsável por quase 40% dos óbitos por anomalia congênita em bebês com menos de um ano. Para debater sobre o problema, nesta quinta-feira (27), às 9h, o Grupo Perinatalpromove um café da manhã no auditório da unidade da Barra da Tijuca. Com o tema “A visão do profissional perante o dilema dos pais”, o evento reúne mães que têm, ou tiveram seus bebês internados com malformações cardíacas.

A ação também contará com a presença de. Sandra Pereira, coordenadora do Centro de Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica da Perinatal; Jefferson Magalhães, Cirurgião Chefe da Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica; e Maria Júlia, responsável pela  UTI Cardíaca e Neonatal e Pediátrica.

DIA 28

Corpo da mulher à luz da psicossomática

As questões do feminino ligadas ao corpo imaginário e erógeno  serão discutidas à luz da psicossomática psicanalítica da Escola de Paris, em seminários oferecidos pelo Centro de Estudos Psicanalíticos da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e pelo Instituto de Psicossomática Rio (IPSO-RIO). Voltada para psicanalistas, psicólogos e estudantes das áreas, a programação constará de três seminários,  com início no dia 28 de setembro e os demais em 30 de outubro e 27 de novembro.

Os seminários partem de artigos publicados na edição número 51 do periódico francês Revue Française de Psychosomatique (2017), “Corps de Femme”. Nos textos, psicanalistas franceses abordam temas como anorexia e bulimia, falhas narcísicas, distúrbios com potencial de ameaçar a integridade e o equilíbrio psíquico, comprometendo a representação dos eventos corporais normais da sexualidade na fantasia feminina, como a menopausa.

Para o psicanalista Admar Horn (SPP, SBPRJ, IPSO-PARIS, IPSO-RIO), coordenador do curso, uma reavaliação do feminino faz-se necessária face às mudanças teóricas e clínicas que se impuseram ao longo dos anos. “O fio condutor do curso se apoia em três pontos fundamentais: a castração,  a passividade e o vínculo arcaico com a mãe. Interrogaremos a visão freudiana da mulher e suas intuições, confrontadas com as tradições míticas mais presentes, mas também com o lugar e a concepção do corpo e do destino feminino na cultura vienense da época”, explica Horn.

O primeiro seminário, no dia 28 de setembro, das 17h às 18h30, será conduzido por Admar Horn a partir do artigo “A anorética e seu corpo”, de Bernard Brusset. Em 30 de outubro, das 20h30 às 22h, a psicanalista Sonia Bromberger (SBPRJ, IPSO-RIO) abordará “Quando o corpo chora”, de Christine Garneau. O último encontro será no dia 27 de novembro, das 20h30 às 22h, com a psicanalista Margaret Binder (SBPRJ, IPSO-PARIS, IPSO-RIO). Ela discorrerá sobre o texto “Uma história de batom para os lábios”, de Marilia Aisenstein.

O curso será realizado na SBPRJ, que fica na Rua David Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. O investimento é de R$ 60 por seminário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br e pelo telefone (21) 2537-1333.

DE 28 A 30

Odontologia e saúde integrativa em pauta no Rio

Entre os dias  28 e 30 de setembro a Sociedade Brasileira de Odontologia e Saúde Integrativa (SBOI)promove o primeiro Congresso Internacional de Odontologia e Saúde Integrativa, que acontecerá no espaço Vogue Square (Av. das Américas, 8585. Barra da Tijuca). A programação envolve palestras com convidados internacionais, workshops, cursos interativos e expositores.

O evento oferece 100% de gratuidade aos alunos universitários de medicina e odontologia. “Ao abrir as portas, pregamos que o conhecimento precisa honrar a vida acadêmica dos nossos brasileiros”, comenta Cristina Gottlieb, presidente da SBOI. Segundo Cristina, a função do congresso é fomentar a difusão de conhecimento e o intercâmbio entre os profissionais e estudantes. “Queremos promover uma mudança de paradigma. Levantar a discussão sobre os assuntos. Os nossos palestrantes vão incentivar a capacitação, a leitura e o estudo. É de extrema importância treinar (e muito) antes de colocar em prática”, afirma.

A Odontologia Integrativa promove a saúde em espectro global. Aborda as técnicas convencionais da odontologia e diferentes terapias complementares, incluindo a medicina tradicional chinesa, acupuntura, fitoterapia e nutrição. E também modernos conceitos da fisiologia humana como a modulação hormonal fisiológica, hipnodontia, Osteopatia, Homeopatia, Antroposofia, Bio Cibernética Bucal, Ozonioterapia, Autológos do sangue, Terapia Ortomolecular e Terapia Neural.

O evento é aberto a dentistas, médicos, biomédicos, farmacêuticos, biólogos, psicólogos, fito terapeutas, terapeutas e, até mesmo, engenheiros. Seis instituições, além da SBOI, assinarão o certificado do congresso:Skimo (Sociedade Italiana de Kinesiologia Médica e Odontologica), Aimbo (Academia Interamericana de Medicina Biológica e Odontoloestomatologia), a Aped (Escola Pan Americana para el estudo y tratamento del dolor), o Ibds (Instituto Brasileiro de desenvolvimento e saúde), Ibo3a (Instituto brasileiro de Ozonioterapia e suas aplicações) e Irm (instituto Roberto Maciel de Neuroplasticidade do sono).

O site oficial da Sociedade (https://www.sbosi.com.br/), traz informações sobre o passaporte para todos os dias de congresso, a programação detalhada e, também, as inscrições. O evento abre um circuito de congressos, eventos e pós-graduação no assunto. “Um dos próximos eventos é a nossa pós-graduação lato sensu, reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Conselho Federal de Odontologia. Temos também, um evento confirmado em Portugal em 2019”, afirma Cristina.

A SBOI é uma sociedade educacional destinada aos cirurgiões dentistas e profissionais da área de saúde que possuam a visão da filosofia integrativa, com o objetivo de promover conhecimento, inovação, e conceitos de bem-estar, saúde e beleza.

DIA 29

Setembro Amarelo tem ação em São Gonçalo

O psiquiatra Jorge Jaber realizará dinâmicas de prevenção ao uso de drogas e ao suicídio na ação comunitária que a intervenção federal organiza para sábado, 29, no Jardim Catarina, em São Gonçalo. Uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo médico, vai promover uma interação lúdica e terapêutica por meio de pintura e música, a cargo da Velha Guarda Musical da Vila Isabel para fazer prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes.

Psicólogos, terapeutas, médicos e professores de Educação Física vestirão a camisa da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Eles organizarão grupos de esclarecimentos para familiares, além de palestras e dinâmicas, abordando temas como educação, saúde e valorização da vida.

As crianças da região serão incentivadas a pintar grandes telas com tinta, sempre protegendo boca e nariz com lenços, para alertar para o risco de respirar, ingerir ou inalar qualquer substância química. As tintas usadas simbolicamente serão atóxicas e laváveis, como aconteceu na Ação Comunitária da Praça Seca, realizada em junho passado.

Jardim Catarina é o maior loteamento da América Latina e o bairro mais populoso de São Gonçalo. O Atlas da Violência de 2017 (IPEA) revelou que São Gonçalo ocupa a 14ª colocação no ranking das cidades mais violentas do estado do Rio de Janeiro, com o número de 40,9 mortes violentas por grupo de 100 mil pessoas. A região ocupa a 839º colocação no ranking brasileiro do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com o valor de 0,739.

Entre os serviços prestados na ação, oferecida pelo Gabinete da Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada, estarão emissão gratuita de documentos, regularização do serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação e oficinas sobre prevenção ao uso de drogas.

Simpósio debate Mastologia em Petrópolis (RJ)

 Os diferentes aspectos do câncer de mama estarão em discussão no Simpósio de Mastologia,em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste sábado, dia 29 de setembro, das 9h às 17h. Epidemiologia, diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos serão alguns do temas em pauta no encontro, que é destinado aos estudantes e profissionais da área de saúde. O evento é organizado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) e a regional fluminense da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

O Simpósio de Mastologia reunirá profissionais como a ginecologista e obstetra Analuce Mussel Dunley Santos; a médica radiologista Karuline Catein; o chefe do Serviço de Ginecologia do Hospital Federal da Lagoa e responsável pela Residência Médica em Mastologia da unidade, Rafael Henrique Szymanski Machado; o diretor da Unidade de Oncogenética do Centro Paulista de Oncologia, Bernardo Garicochea; e o presidente da SBM Regional RJ, Eduardo Millen.

Já a importância da detecção precoce da doença, incluindo a orientação de profissionais de saúde, será destacada por Carlos Vinicius Leite, professor da FMP/Fase e médico do serviço de ginecologia e mastologia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Ele coordenou o projeto “Capacitação das equipes da Estratégia Saúde da Família – um caminho para implementar a prevenção secundária do câncer de mama”, em parceria com a faculdade e a prefeitura. Foram capacitados cerca de 200 médicos e enfermeiros, além de 350 agentes comunitários do Programa de Saúde da Família, em 2017. Agora, a iniciativa chega ao Rio, através da SBM Regional RJ.

Carlos Vinicius Leite destaca outros itens da programação, como a avaliação radiológica de paciente de alto risco, as cirurgias redutoras de risco, os casos clínicos em oncogenética, a avaliação radiológica axilar, as cirurgias up front, a quimioterapia neoadjuvante, o papel dos testes moleculares na decisão terapêutica, e como a testagem genética pode influenciar decisão terapêutica. Com inscrição gratuita no site www.fmpfase.edu.br, o simpósio também será realizado em parceria com a Liga Acadêmica Saúde da Mulher da faculdade.

Palestra sobre morte em Niterói

O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) vai realizar no dia 29 de setembro, às 15 horas, uma palestra gratuita sobre a morte. No encontro “Morrer é mudar de dimensão”,  serão abordados tópicos como o  da importância de se perder o medo, desenvolver o parapsiquismo para a melhoria da qualidade de vida e a assistência aos familiares e ao espírito.O núcleo de Niterói do  IIPC fica na rua  Moreira Cesar, 426, sala 1408 (ao lado do Prezunic), Icaraí. As inscrições  podem ser feitas pelo telefone 3153-7574 ou 3153-7575.

O IIPC é uma instituição de educação e pesquisa científica, que faz o estudo e pesquisa da consciência humana de maneira integral. Fundado há mais de duas décadas (1988) e reconhecido com o título de Utilidade Pública Federal desde 1998. O IIPC atende à sociedade nas áreas Educacional, Empresarial e de Saúde, por meio de estrutura administrativa, docente e de pesquisa, em sistema de voluntariado técnico-científico.

pelo brasil

Consumo de lácteos é tema de congresso em São Paulo

O consumo de lácteos vem sendo discutido e enfatizado em diversos países, seja por órgãos de saúde ou pela ciência. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), mais de 100 países já criaram guias para explicitar as necessidades e recomendações do consumo de lácteos pela sua alta quantidade de nutrientes e minerais.

Para discutir questões que envolvem o diagnóstico e a prevenção de doenças do comportamento alimentar, a partir da alimentação nutricional equilibrada, o  XXII Congresso Brasileiro de Nutrologia, realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia, ocorre entre 27 a 29 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, fará a apresentação de sua monografia intitulada “Recomendações atuais para o consumo de lácteos”. Nesse documento, a marca apresenta alguns exemplos dos guias alimentares ao redor do mundo, elencando os principais costumes e os produtos lácteos mais consumidos no Brasil, além de países como o Reino Unido, a Argentina, o Uruguai, a Suécia, entre outros.

Será apresentada também a cartilha com as principais características de cada queijo produzido, mostrando pontos nutricionais importantes, como o teor de proteína, zinco, fósforo e cálcio. No estande, além de oferecer a degustação dos queijos, a Tirolez promoverá um quizz de perguntas e respostas, com sorteio de brindes aos visitantes.

PELO MUNDO

Empresas brasileiras participam de feira de tecnologias assistivas

Cavenaghi será uma das oito empresas brasileiras especializadas em adaptação veicular para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a participar da REHACARE 2018, maior feira internacional do tecnologias assistivas e produtos de reabilitação e cuidados. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, em Düsseldorf, Alemanha. o pavilhão brasileiro é organizado pela Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios).

Com a exposição dividida por seis pavilhões, a feira vai contar com número recorde de expositores: 960, sendo 546 de fora da Alemanha, todos focados na apresentação de soluções que tornem mais simples e prática a vida de idosos e pessoas com deficiências. De acordo com os organizadores, esta edição do evento deve bater também recorde de visitantes.

O evento vai reunir também cerca de 600 empresas, que estarão apresentando uma série de soluções que dão mobilidade a pessoas com deficiências. Em uma área de 2 mil metros quadrados, cerca de 50 empresas, entre elas a Cavenaghi, estarão apresentando carros adaptados ou transformados para motoristas com mobilidade reduzida. Ali estarão também grandes montadoras, coimo Audi, Fiat e Volkswagen, que apresentarão modelos com equipamentos auxiliares já instalados na fábrica.

Clínica Jorge Jaber no site Vida & Ação