fonte: Prefeitura de Petrópolis

Pacientes participam pelo segundo ano do bloco Alegria Sem Ressaca

Os pacientes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAD III) já estão no clima do Carnaval. Neste domingo (17.02) eles vão compor o bloco Alegria Sem Ressaca com a ala chamada #Diversãosemagressão. A concentração será às 16h, na Orla de Copacabana, e cerca de 30 integrantes de Petrópolis vão descer a Serra para participar do desfile.  Esse é o segundo ano que a Secretaria de Saúde leva os pacientes assistidos pelo CapsAD para participarem do movimento que visa conscientizar sobre os danos do uso de bebida alcoólica.

O bloco Alegria Sem Ressaca foi criado há 16 anos pelo psiquiatra especialista em dependência química Jorge Jaber, presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad). A iniciativa tem o intuito de promover a prevenção ao abuso do uso de álcool e outras drogas. A principal mensagem do bloco é mostrar que não é preciso beber para se divertir.

A paciente Ana Paula Câmara da Fonseca de Castro, 48 anos, está indo pela primeira vez e animação é o que não falta. Sendo acompanhada desde 2011 pelos profissionais do CapsAD III, ela comemora ter conseguido abandonar o consumo de bebida alcoólica e poder participar do movimento para conscientizar outras pessoas. “É muito importante poder mostrar para as pessoas que há solução. Eu não bebo mais e consigo me divertir sem usar drogas. Quero levar essa mensagem de que a vida é muito boa longe das drogas. Estou muito empolgada”, conta a paciente.

Para a coordenadora do CapsAD III, Leandra Iglesias, o relato de Ana Paula representa o que todos os envolvido, pacientes e profissionais, querem transmitir. A criação da ala #Diversãosemagressão visa chamar atenção para o fato de que o uso de drogas é responsável pelos altos índices de violência, acidentes e internações hospitalares que ocorrem durante o período do carnaval.

Alegria sem Ressaca no site da Prefeitura de Petrópolis