pucrioO professor Jorge Alberto Costa e Silva, Diretor da Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, e o prof Hilton Koch, Decano do Centro de Ciências da Saúde da PUC-Rio, apresentaram, no Instituto do Cérebro, em setembro de 2016, o convênio firmado com a Clínica Jorge Jaber.

Através deste convênio, a Clínica Jorge Jaber passa a funcionar como centro de treinamento prático e teórico em internações psiquiátricas para os alunos do 2º e 3º anos anos da Pós. Até agora, os alunos só treinavam a parte ambulatorial, na Santa Casa, o que os que estão cursando o 1o ano continuarão a fazer – o professor Costa e Silva também dirige o serviço de Psiquiatria da Santa Casa. Assim, o psiquiatra Jorge Jaber, que tem especialização em Harvard, passa a ser do quadro de professores da PUC-Rio.

Na ocasião, foi anunciado que haverá ainda um convênio da Clínica Jorge Jaber para atendimento nos consultórios do Instituto do Cérebro, criado pelo prof. Costa e Silva.

Já em Portugal, para onde Clínica Jorge Jaber está se expandindo, a princípio em atividades acadêmicas, o prof. Costa e Silva assumirá como diretor científico da instituição.

“Fui convidado para fazer a composição técnico, científico e profissional da Clínica em Lisboa, onde vou criar um comitê com pessoas de alto renome para que possamos materializar novas ideias”, disse o professor, que é conferencista da Faculdade de Saúde e Medicina da Universidade de Lisboa, onde dará a conferência magistral de encerramento do ano letivo sobre “Medicina do Futuro: Transumanismo”. Ele faz parte do Conselho Científico da Associação Mundial de Psiquiatria Social, além de ser ex-presidente da Associação Mundial de Psiquiatria.

“Jorge Jaber é uma pessoa a quem sempre admirei e creio que essa sinergia aqui e lá vai ser muito positiva para todos. Sempre gostei de sonhar alto”.

Para o psiquiatra Jorge Jaber, é uma grande honra fazer esta parceria com o prof Costa e Silva, de quem foi aluno.

“É uma referência nacional e internacional, com as melhores credenciais em Psiquiatria, em quem sempre procurei me espelhar”.