FONTE/SUPERA: MarlAtt, G.A, Gordon G.R, Prevenção de recaída.
Aluna: Sidilene Rodrigues Silva
Não encare a recaída como um fracasso seu (como profissional) ou do paciente, e sim como uma OPORTUNIDADE de fortalecer aspectos pouco discutidos com o paciente. Diferentemente da recaída, um lapso ocorre quando o paciente utiliza a substância após um período de abstinência, porém sem voltar ao padrão de uso habitual. Assim, um lapso (ou “deslize”) remete a um ato isolado, um consumo ocasional, de modo que o paciente se mantém no estágio de manutenção, ao invés de retornar aos estágios de mudança anteriores – como acontece no caso de uma recaída propriamente dita.
Relembrando os ESTÁGIOS DE MUDANÇA :
O que você DEVE FAZER?
Pré-contemplação:
• Forneça ao paciente informações claras sobre os riscos que envolvem o uso de
drogas;
• Incentive-o a pensar nos riscos relacionados ao seu uso de substâncias;
• Encoraje-o a pensar na possibilidade de diminuição ou interrupção do uso.
Contemplação:
• Forneça ao paciente informações claras sobre os riscos que envolvem o uso de drogas;
• Oriente-o sobre possíveis estratégias para diminuir ou parar o consumo;
• Incentive-o a falar sobre as vantagens e desvantagens de seu uso.
Preparação:
• Ajude o paciente a desenvolver um plano para a mudança de comportamento;
• Identifique, junto a ele, as dificuldades que podem surgir durante o processo de mudança de comportamento e estabeleça estratégias para que ele possa enfrentá-las (estratégias de enfrentamento).
Ação:
Encoraje o paciente a colocar em prática os planos para a mudança de comportamento.
Manutenção:
- Elogie o paciente pelo sucesso da mudança de comportamento;
- Reforce as estratégias de enfrentamento para prevenir a recaída.
Recaída:
• Identifique, junto com o paciente, as situações de risco relacionadas à recaída (por exemplo, onde ele usou a droga, com quem, o que o motivou a usar);
• Estabeleça estratégias de enfrentamento para as novas situações de risco identificadas nessa etapa;
• Reforce e fortaleça as estratégias de enfrentamento anteriormente estabelecidas;
• Encoraje o paciente a recomeçar.