Aluna: Marinez Rimoli

A literatura científica tem apontado importante preocupação em relação à tentativa de suicídio entre adolescentes em geral. Entretanto, poucos são os estudos sobre este tema entre crianças e adolescentes em situação de rua. O objetivo principal deste trabalho foi investigar ideação suicida e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes em situação de rua. Como objetivo secundário, buscou-se identificar alguns fatores de risco associados a esta problemática. A amostra foi composta por 162 participantes, com idades entre 10 e 19 anos, sendo 129 meninos (79, 6%) e 33 meninas (20, 4%), encontrados em 10 instituições de Porto Alegre, que atendem a essa população em regime aberto. Como instrumento, utilizou-se um questionário elaborado pelo Cebrid (Unifesp), aplicado individualmente pelos pesquisadores. Os dados foram analisados sob a perspectiva da Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano. Os resultados indicaram que 24, 7% dos participantes já haviam pensado em se matar e 15, 4% haviam tentado, de fato, o suicídio. Dentre os que tentaram o suicídio, o número de tentativas variou de 01 a 15 vezes, obtendo a média de 2, 56 tentativas . O número de tentativas mais freqüente correspondeu a um. Destacaram-se dois casos, em que um dos participantes havia tentado 13 vezes e o outro, 15 vezes. Dentre os que haviam tentado suicídio, 36% afirmaram ter usado drogas pouco antes da tentativa. As drogas usadas foram: álcool , crack, cocaína em pó e loló . Morar com a família foi um fator protetivo em relação à tentativa de suicídio, uma vez que 10, 2% dos que moram com a família e 29, 5% dos que não moram com a família haviam tentado o suicídio . Em geral, observou-se um alto índice de tentativa de suicídio nesta população, indicando a necessidade de políticas públicas voltadas para a referida população.

FONTE(S): UFRGS; OMS – Prevenção Do Suicídio Um Recurso Para Conselheiros E
Aconselhamento De Crianças E Adolescentes Suicidas.

REFERÊNCIA: Silvia Helena Koller
Currículo Lattes
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientadora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Professora Honorária da Universidade de Chiclayo, Peru e da Universidade Autónoma de Peru; Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua desde 1994, Professora Associada na North-West University, Vanderbijlpark, África do Sul. Atualmente em estágio senior na Harvard Graduate School of Education. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (2004-2006) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2000-2002); Consultora da European Research Council Executive Agency desde 2014, Consultora ECD para a África do Sul (Conselho de Pesquisa de Ciências Humanas) e da UNICEF na Zâmbia. Conselheira da SBPC (2011-); Representante Latino Americana no Children´s Rights University Network (2005-2011); Consultora World Bank (2004); World Childhood Foundation (2004 -); EveryChild (2007); Kellogg Foundation Grantee (2003-2004); Editora da Revista Temas em Psicologia (2012-2013); Interamerican Journal of Psychology (SIP) (2003 2010) e Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology(1996-2002, 2008 2009); Editora Associada International Journal of Behavioral Development (ISSBD) (2005-2008) e do Child Development Abstracts and Bibliography (SRCD) (1997-2001); Membro International Affairs Council of SRCD (1999-2000, 2008-2012) e coordenadora do International Affairs Council of SRA (2013- ); Representante ad hoc América Latina no Comitê Executivo da ISSBD (2000-2011) e Membro atual eleito (2013-2018); Membro do European Research Council (2014- ). Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Portugal e USA). Coordenadora do GT ANPEPP Juventude, resiliência e vulnerabilidade. Publicações em revistas e livros internacionais e nacionais. Membro titular e Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2009-2011). Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico do CNPq (CATC, 2009-2010), do Comitê de Editoração Científica (2013-) e do Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica do CNPq (CONAIC, 2012-). Sua pesquisa tem foco na Psicologia Positiva de desenvolvimento e aplicada, desenvolvimento ecológico, direitos das crianças e adolescentes, resiliência e pró-socialidade. Lecionou em diversas universidades ao redor do mundo. Participou de vários programas de dimensão internacional, incluindo programa para prestar serviços a crianças vítimas de violência e suas famílias, implementado no Rio Grande do Sul (ver em www.ceprua.org) e Peru (http:/www.everychild.org.uk) e um programa que visa ao combate à violência sexual contra crianças e jovens dentro dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; PAIR http://pair.ledes.net). Seus estudos têm sido foram usados para desenvolver programas de capacitação e promoção dos direitos e políticas sociais dentro dos Ministérios da Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social e Justiça. Exemplos dessas iniciativas incluem um programa nacional de juventude preparação profissional (http://siteresources.worldbank.org/BRAZIL/3817166.pdf) e um programa nacional de combate à exploração sexual infantil nas estradas do país, trabalhando com motoristas, empresas de transporte, postos de gasolina, e outros envolvidos (Na Mão Certa; http://namaocerta.org.br). (Texto informado pelo autor)

Ideação suicida e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes em situação de rua