fonte: Correio Serrano
Livro busca desmistificar tratamentos em saúde mental na atualidade
Por Isabella Rodrigues*
Falar sobre saúde mental, transtornos e disfunções neurológicas sempre foi considerado um grande tabu. Antes, pessoas que necessitavam do tratamento psiquiátrico eram estigmatizadas e reduzidas a termos pejorativos, sendo desmoralizadas e reprimidas.
A publicação do livro “Saúde Mental em Pauta”, do médico Jorge Jaber, reflete como nossa sociedade está avançando na discussão de pautas como essa. Jorge, com este livro, busca democratizar o tema com termos de fácil entendimento para o público. Para ele, houve uma crescente conscientização e aceitação do assunto, com campanhas e o espaço dado pelas grandes mídias.
“Escrever para o grande público exige o fornecimento de informações precisas para a desconstrução de mitos prejudiciais. A publicação deste livro tem como um dos objetivos contribuir para essa evolução, jogando luz sobre temas do nosso dia a dia e oferecendo ferramentas práticas para uma melhor compreensão da saúde mental”.
Ao longo dos anos, diversos de seus artigos foram publicados pela imprensa, inclusive pelo Correio da Manhã. A obra traz uma coletânea desses textos, escolhido especialmente por Jorge, que selecionou temas variados como o aumento dos casos de suicídio, os impactos da covid-19 na saúde mental, o combate ao álcool e às drogas e reflexões sobre crimes que abalaram a opinião pública, que trazem além da informação, uma inspiração para mudanças de comportamento. Também levando em conta a relevância dos temas discutidos e o impacto gerado por eles.
Na escrita, houve um grande desafio, simplificar conceitos e linguagens sem que se perca a precisão dos fatos. “A saúde mental abrange desde o funcionamento neurobiológico até aspectos psicossociais, e transmitir esses conteúdos de maneira acessível, sem omitir informações essenciais, pode ser difícil. Além disso, termos como ‘neurotransmissores’ ou ‘psicopatologia’ podem ser intimidadores. É fundamental que se faça essa “tradução” para uma linguagem cotidiana sem que se perca a essência científica”, explica.
O lançamento do livro está marcado para o dia 15 de julho, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h. O valor arrecadado com a venda dos exemplares ajudará o Instituto Desportivo e Cultural Haroldo Britto, modernizando suas instalações para receber um número maior de jovens. O Instituto oferece aulas de judô em comunidades do Rio de Janeiro, para crianças e jovens de 7 e 14 anos. Iniciou na Rocinha, agora também abrange os jovens do Vidigal, e prepara oito de seus alunos para a disputa de competições nacionais, proporcionando um propósito de vida e um futuro melhor para cada um deles.
“Como médico e como praticante de judô, acredito que o esporte ajuda nos cuidados do corpo, gera bons hábitos como acordar cedo e ter uma higiene pessoal adequada e ensina a evitar tudo o que possa influenciar negativamente o corpo”, afirma.