fonte: Vida & Ação

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo… Enquanto o país ruma, tragicamente, para os mais de 200 mil mortos pela Covid-19, sem que tenhamos certeza de quando teremos uma vacina para chamar de nossa, muita gente se prepara para as tradicionais festas de fim de ano. Mas, o que temos a comemorar mesmo?! E como podemos fazer isso em segurança, protegendo a nós próprios e aqueles que mais amamos? Como chegamos até aqui, no ano mais turbulento de nossas vidas? E o que esperar de 2021, enquanto a vacina não vem?

O projeto #PapodePandemia completa 30 edições ao longo deste segundo semestre de 2020 e para fechar com chave de ouro esta série especial de lives do Portal ViDA & Ação teremos mais um time de feras para conversar com a gente nesta quarta-feira, dia 23 de dezembro, às 19 horas, pelo Facebook @PortalVidaeAcao. Carlos Machado, doutor em Saúde Pública e coordenador do Observatório Fiocruz Covid-19Jorge Jaber, médico psiquiatra, professor da PUC-Rio e especialista pela Universidade de Harvard, e Rica Buchler, médica cardiologista e diretora da reabilitação cardíaca do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), são os convidados da jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal ViDA & Ação.

Desde o início de dezembro, especialistas vêm alertando para os riscos das festas de fim de ano, diante do aumento de casos e mortes por Covid-19 no Brasil nas últimas semanas. A Fiocruz chegou a divulgar uma cartilha com orientações e recomendações para quem for celebrar em família, dentro de casa. Para evitar aglomerações, gerando maior disseminação do coronavírus em meio a hospitais lotados, grandes festas em todo o país foram canceladas, como o Réveillon na Praia de Copacabana.

Ao mesmo tempo, nunca se falou tanto em saúde mental, com aumento de casos de ansiedade, depressão, estresse durante a longa quarentena. O luto vivido por muitas famílias brasileiras e a “dezembrite”, reação típica dessa época do ano, também estarão em pauta na pauta. Outro destaque são as doenças cardiovasculares – as que mais matam no Brasil e que continuam assustando, além de serem fatores de risco para a Covid-19. Casos de infarto, AVC, arritmias cardíacas e a chamada “síndrome do coração partido” também costumam aumentar nesta época do ano.

Sobre o Papo de Pandemia

O #PapodePandemia já reuniu mais de 60 especialistas, fontes renomadas e confiáveis em Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade, além de muitos casos de SuperAção – saiba mais aqui. “Uma honra receber tantos nomes relevantes em diferentes especialidades para uma conversa leve, descontraída e esclarecedora com nosso público. Em meio aos momentos difíceis desse 2020, aprendemos bastante com as autoridades médicas, científicas e de outras áreas. Os impactos dessa pandemia foram inimagináveis para o setor de saúde como um todo. Também nos emocionamos com histórias de resiliência e reinvenção de pessoas que enfrentaram doenças e adversidades”, disse Rosayne.

Não perca a última edição do Papo de Pandemia de 2020! Curta, compartilhe e chame os amigos e familiares pra assistir, comentar e questionar nossos entrevistados. Acione o lembrete no Facebook para ser avisado no exato momento em que a live entrar no ar. Nossos seguidores ainda poderão interagir ao vivo com nossos entrevistados pelo chat. Também podem enviar suas dúvidas e perguntas antecipadamente pelas nossas redes ou pelo email papodepandemia@vidaeacao.com.br.

Sobre nossos convidados

Carlos Machado é pesquisador da ENSP e coordena o Observatório Fiocruz Covid-19 (Foto: Divulgação)

Carlos Machado – Graduado em História pela UFF, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ, doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e pós-doutorado pelo Programa de Ciências Ambientais da USP. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Fiocruz e Ministério da Saúde, atualmente é coordenador-geral do Observatório Fiocruz Covid-19 e também coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde, além de atuar como editor científico da Editora Fiocruz. Atua ainda como integrante do Comitê Técnico Assessor de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CTA-ESP), SVS/MS e do Grupo de Aconselhamento Técnico e Científico da Estratégia Internacional de Redução de Riscos de Desastres da ONU (STAG-UNISDR).

 

Dra Rica Buchler, médica cardiologista (Foto: Divulgação)

Rica Dodo Delmar Buchler – Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Cardiologia pelo MEC, Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e doutora em Ciências pelo Incor-FMUSP. É diretora do Serviço de Reabilitação Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde também coordena o programa de especialização em Métodos Gráficos, Ergometria e Reabilitação Cardiovascular, e chefia a seção Médica de Provas Funcionais.

É diretora da Clínica Buchler, em São Paulo, sendo ainda responsável pela Cardiologia do Laboratório Salomão Zoppi Diagnósticos com exames não invasivos e com atuação no Alta Excelência Diagnóstica. Membro do Heart Team Dasa e autora e co-autora de capítulos de livros da especialidade, também ministra aulas em congressos regionais e nacionais.

O psiquiatra Jorge Jaber é especialista em Dependência Química e professor na PUC-Rio (Foto: André Teixeira)

Jorge Jaber – Psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com MBA em Medicina pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Dependência Química pela Universidade de Harvard. Atua como professor da PUC-Rio e diretor-técnico da Clínica Jorge Jaber, no Rio de Janeiro, especializada em tratamentos para dependentes químicos. Detém o título de Grande Benfeitor da Academia Nacional de Medicina. Participa de importantes instituições de Psiquiatra no mundo, como membro fundador e associado da International Society of Addiction Medicine e do Conselho Administrativo da Association of Psychiatric Administrators. É ainda associado da New York Academy Of Sciences e da American Psychiatric Associations e da World Federation Against Drugs.

Dr. Jorge Jaber participa de Live nesta quarta-feira, dia 23, às 19h