MÓDULO III DO PROGRAMA DE ESTUDO
“O EGO E SUA RELAÇÃO COM A NOSSA VIDA”
CLASSE I: O EGO E O OUTRO.
A primeira aula visa compreender a construção do Ego a partir de sua relaçãocom o outro. Vamos nos comprometer a entender isso a partir da teoria libidinal.
Libido se refere à energia da pulsão, cujo objetivo original é sexual. Da perspectiva freudiana, a libido é a energia tanto dos impulsos sexuais quanto dos impulsos do ego.
BIBLIOGRAFIA:
- “Introdução ao narcisismo”. S. Freud (1914)
- “O Eu e o Isso”. S. Freud (1923)
- “Psicologia das massas e análise do Eu”. S. Freud (1921)
- “Os dois princípios da ocorrência psíquica.” S. Freud (1911)
CLASSE II: O EGO, O ID E O SUPEREGO.
Esta aula pretende compreender a construção do aparelho psíquico, onde observaremos a relação do Ego com o Id e o Superego, analisando também cada um. O objetivo é entendê-los de forma prática e aplicável.
Freud reconhece a satisfação das necessidades congênitas como uma finalidade vital do indivíduo, que a expressa através do Id. A preservação da vida e a evitação dos perigos não são contadas aqui, pois correspondem ao Ego, encarregado de garantir que a função do id não ponha em perigo o indivíduo. O superego, por sua vez, restringe tais satisfações, sendo esta a sua função mais importante.
BIBLIOGRAFIA:
- “O eu e o id.” S. Freud (1923)
- “Totem e tabu”. S. Freud (1913)
- “Apresentação autobiográfica”. S. Freud (1925-1926)
CLASSE III: NEUROSE E RELACIONAMENTO COM O EGO.
Segundo Freud, a neurose é uma afecção produzida pela repressão dos impulsos sexuais para com o objeto de amor materno e dos desejos de patricídio. Conseqüentemente, o sepultamento inacabado ou mal sucedido do complexo de Édipo é a base nodular das neuroses. Esse complexo deixa uma marca psíquica que se atualiza na vida adulta. Consequentemente, o psiquismo é dividido em dois pólos que lutam entre si, e a funcionalidade do Ego é atrofiada por uma regressão ao estado de sexualidade infantil, de modo que os sintomas são caminhos substitutos simbólicos, em que desejos inconscientes e não reconhecidos são satisfeitos para o self.
BIBLIOGRAFIA:
- “Sobre um caso de neurose obsessiva. O homem com ratos”. S. Freud (1909)
- “Fragmento de análise de um caso de histeria. O caso Dora”. S. Freud (1909)
- “Análise da fobia de um menino de cinco anos. O caso Hans”. S. Freud (1909)
- “Neuropsicoses de defesa”. S. Freud (1894)
CLASSE IV: MECANISMOS DE DEFESA DO EGO.
Para se defender da realidade, o Ego desenvolve mecanismos que lhe permitem preservar a sua autoimagem e intimidade, além de conter o desconforto de certas experiências e dos sentimentos a ela associados. Portanto, é um controle contra estímulos que a própria psique é capaz de reprimir. Freud foi o primeiro a descrevê-los, mas sua filha, Anna Freud, aprofundou-os, fazendo uma primeira classificação. Segundo a psicologia, eles podem ser classificados de acordo com quatro critérios: narcisista, neurótico, maduro e imaturo.
BIBLIOGRAFIA:
- “Psicologia das massas e análise de si”. S. Freud (1921)
- “Os mecanismos de autodefesa e defesa.” Anna Freud (1980)
- “Apresentação autobiográfica”. S. Freud (1925-1926)