MÓDULO IV DO PROGRAMA DE ESTUDO

“A RELAÇÃO COM OS NOSSOS PAIS”

CLASSE I: O complexo de Édipo.

A primeira aula pretende compreender uma das questões mais interessantes da teoria freudiana: a relação com os nossos pais e o famoso “complexo de Édipo”. Este consiste basicamente no afeto que o filho tem pela mãe, especificamente, uma paixão e o desejo incestuoso de ter uma relação sexual, e é a partir disso que se encontra em posição de rivalidade com o pai, com quem compete pelo amor da mãe.

Freud afirmava que o Complexo de Édipo desempenha um papel importante na fase fálica do desenvolvimento psicossexual, entre as idades de três e cinco anos. Ele também acreditava que a conclusão bem-sucedida dessa etapa consistia na identificação com o pai, o que, em última instância, leva ao desenvolvimento de uma identidade sexual madura.

Falaremos em profundidade e tentaremos compreender em termos práticos a natureza de Édipo, mas não só do homem para a mulher, mas também da mulher para o homem.

BIBLIOGRAFIA:

  • “Rei Édipo”. Sófocles.
  • “A organização genital infantil”. S. Freud (1923)
  • “Sobre um determinado tipo de escolha de objeto no homem.” S. Freud (1910)
  • “Sobre as teorias sexuais infantis”. S. Freud (1908)

CLASSE II: O complexo de castração.

O complexo de castração é a experiência psíquica vivida por uma criança por volta dos cinco anos. Em termos simples, fala do medo nos homens de perder o falo pelas mãos de seu pai e, nas mulheres, de perceberem que foram castradas.

Mulheres e homens assumem que todos têm um falo, mas a evidência das diferenças anatômicas é uma realidade que contradiz esse pensamento. Por isso, procuram se convencer de que é algo que “aparecerá” ou que “é menor e não é visual”.

A posição que a criança assume marcará uma futura psique. Portanto, nesta aula buscaremos saber e interpretar isso.

BIBLIOGRAFIA:

  • “Sobre as teorias sexuais infantis”. S. Freud (1908)
  • “Análise da fobia de um menino de cinco anos. O caso do pequeno Hans”. S. Freud (1909)
  • “Sobre um caso de neurose obsessiva. O “homem rato”. S Freud (1909)

CLASSE III: Identificação.

A identificação faz parte da constituição psíquica de qualquer ser humano. É compreender parte do que temos vindo a incorporar para constituir a nossa própria identidade, através da assimilação de um aspecto, de uma propriedade, do atributo de outro e é total ou parcialmente transformado pelo modelo que outro fornece. A personalidade é constituída por meio de uma série de identificações.

BIBLIOGRAFIA:

  • “Psicologia das massas e análise do Eu”. S. Freud (1921)
  • “Fragmento de análise de um caso de histeria. “O caso Dora”. S. Freud (1905)
  • “Totem e tabu”. S. Freud (1913)

CLASSE IV: A paixão e as fantasias edipianas.

Apaixonar-se é um estado de felicidade instantânea, apaixonada, transbordante, irreprimível e irracional que nos conecta a um sentimento de profunda plenitude. Freud disse que é um estado de idealização em que a pessoa apaixonada é muito semelhante a uma pessoa que perde o critério da realidade. Essa pessoa não está vendo a realidade, mas a idealizando.

Essa paixão de que estamos falando está ligada às fantasias inconscientes que predominarão na escolha do objeto.

BIBLIOGRAFIA:

  • “Psicologia das massas e análise do Eu”. S. Freud (1921)
  • “Sobre um determinado tipo de escolha de objeto no homem.” S. Freud (1910)
  • “Sobre as teorias sexuais infantis”. S. Freud (1908)
  • “Totem e tabu”. S. Freud (1913)