Fontes: abead, alzheimer.org. CISA, drauzio Varella, pdg saúde, SNC neurologia e www. Alcoolismo. Com.br
Aluno: Paulo Cesar Simas Pinna

Doenças ou sequelas do álcool no organismo:

1. Miopatia: É uma doença em que há diminuição da função muscular, com isso a pessoa sente muita fraqueza, dor, câimbras e dificuldade de realizar atividades cotidianas, como subir e descer escadas.
2. Aranha vascular: É uma dilatação de vasos sanguíneos, geralmente aparece no rosto e pescoço e é indício de problemas hepáticos
3. Demência: A demência alcoólica é, como o próprio nome sugere, uma forma de demência provocada pelo consumo excessivo de álcool. Afeta a memória, a aprendizagem e outras funções mentais. As deficiências nutricionais que acompanham frequentemente o consumo excessivo de álcool, regular ou agudo, são também entendidas como um fator que contribui para esta demência.
4. Cardiomiopatia: É a fraqueza do músculo cardíaco, um coração afetado pelo consumo excessivo de álcool se dilata quando sua camada muscular se afina consideravelmente, o resultado final seria um fornecimento reduzido de sangue para determinados órgãos no corpo.
5. Hepatite aguda: É uma doença grave no fígado relacionada à toxidade indireta do álcool resultando em morte celular abrupta.
6. Cirrose: É uma doença crônica no fígado em que há formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea, com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile

Alcoolismo