Uso de álcool e outras drogas na adolescência

De acordo com o VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de 26 Capitais Brasileiras e Distrito Federal, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID), em 2010, com 50.890 estudantes, 42,4% já haviam consumido álcool na vida; 9,6% tabaco; 15,4% e outras drogas.

Na faixa de 10 a 12 anos, 7,7% dos jovens já haviam consumido, ao menos uma vez na vida, outras drogas psicotrópicas, não considerando o álcool e o tabaco. Esses dados indicam que os adolescentes estão
tendo contato com o álcool e/ou outras drogas em idade muito mais precoce.
Esses fatos preocupam profissionais da saúde e da assistência social, uma vez que sabemos que, quanto mais cedo um jovem inicia o consumo de álcool e/ou outras drogas, maiores são as chances de se tornar dependente e, consequentemente, segundo vários pesquisadores, maior é a probabilidade de ocorrerem atrasos no desenvolvimento e prejuízos cognitivos, com suas respectivas repercussões.

Além disso, indivíduos que iniciam precocemente o consumo destas substâncias tendem a apresentar maiores níveis de problemas relacionados ao uso e apresentam maiores chances de desenvolver transtornos psiquiátricos.
Diante desses fatos é importante tentarmos evitar esse consumo ou pelo menos adiá-lo o máximo que pudermos.

Podemos fazer por meio da realização de intervenções junto ao adolescente.

SAIBA QUE: O quanto antes intervirmos junto ao usuário de drogas,maiores serão as chances de sucesso da intervenção realizada. Para realizar a intervenção adequada é essencial conhecer o grau de envolvimento e problemas.

Módulo 3 | Detecção do uso e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas 47
Denise De Micheli, Laisa Marcorela Andreoli Sartes

SUPERA | Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento