Aluna: Marly Rangel D’Oliveira

Segundo (LOREDO, 2011), maconha por definição é :

Planta herbácea de clima quente e úmido, originária da Índia, a maconha pertence à família Moraceae e pode atingir até 5 metros de altura. Possui folhas digitadas e flores pequenas, amarelas e sem perfume. É uma planta dióica que apresenta talos com flores femininas e talos com flores masculinas. O fato de a planta possuir talos com flores diferentes influência na colheita, pois as flores masculinas endureceu mais rápido, morrendo após a floração, enquanto que as inflorescências femininas permanecem com uma cor verde-escura até um mês após a floração, quando as sementes amadurecem. Quando não ocorre fecundação das flores femininas, elas excretam grandes quantidades de resina pegajosa composta por dezenas de substâncias diferentes. O fruto da maconha é amarelo-esverdeado, ovulado e contém uma
substância ácida que serve de alimento parar algumas espécies de aves.
Sobre seus efeitos (CARLINI, 2010), afirma:

Como qualquer outra droga, seus efeitos vão depender da quantidade usada, da combinação com o uso de outras drogas e com outros fatores relativos ao ambiente, ao estado emocional, do usuário e às suas expectativas. Algumas pessoas m ao usarem maconha, sentem-se relaxadas, falam bastante, irem à toa. Outras sentem-se ansiosas, amedrontados e confusas. A mesma pessoa pode, de um uso para outro, experimentar efeitos diferentes.

O uso abusivo de drogas ilícitas, como a maconha, leva os indivíduos a se tornarem mais vulneráveis e através dessa fuga da realidade se torna relativamente mais acessível. Um estudo realizado por Fergusson, Horwood e Swain-Campbell (2002), apresenta os níveis de evasão escolar, citando o grande número de jovens que podem se associar em crimes, depressão e comportamentos suicidas ou até mesmo ingerir novas drogas.
Para prevenção dessas possíveis atitudes, é necessária a interferência e apoio familiar também é imprescindível que haja auxílios governamentais, promovendo intervenções de diálogo, advertindo os efeitos e consequências que podem ser evitadas.

Fontes:
LOREDO, Paula. Maconha.
<hþtp:www.Brasil escola.com/drogas/maconha.htm>
CARLINI, Beatriz H. Drogas: cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. – Brasília : Presidência da República, Secretaria de Políticas Sobre Drogas, 2010.
FERGUSSON, D.M., HORWOOD, L.J.&SWAI -CAMPBELL, N. Cannabis use and psychosocial adjustment in adolescente and honung adulthood.Addiction, 2002.

Curso CJJ

Suicídio e maconha na adolescência