Fonte: http://www.adp.org.br
Associação Brasileira de psiquiatria.

Aluna: Luciana Maria Soares

O abuso de substâncias e um dos problemas comorbidos mais frequentes nos pacientes com esquizofrenia1, muitas vezes e difícil separar causa e efeito, principalmente no primeiro episodio, e seu uso piora o prognóstico. Pacientes crônicos ou em fase de regudização usam drogas para alivio de sintomas psicóticos, o que agrava o prognostico, com o surgimento de sintomas depressivos e ansiosos e favorecem recidivas. Cannabis e álcool são as drogas mais utilizadas por pacientes esquizofrênicos.

A migração é um fator de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia em indivíduos que possuam genética favorável para esse transtorno, além de fatores como baixa tolerância a frustração, sensação de não pertencer a um grupo, de derrota e incapacidade, adversidade social, baixas condições de moradia, má alimentação, fracasso social, sentimentos de exclusão e disfunção familiar podem sensibilizar indivíduos susceptíveis de forma a alterar a função dopaminérgica central.

O presente relato de caso visa fazer breve revisão de literatura sobre a associação da esquizofrenia com abuso de substancias bem como sua relação com fatores estressores externos como a migração, e buscara discutir aspectos relacionados ao tratamento dessas condições.

Participaram deste artigo os psiquiatras:
Alexandrina Maria e Augusto da Silva Meleiro

Esquizofrenia, Abuso de Substâncias e Imigração