Aluna: Denise Ferreira

É muito importante identificar o tratamento adequado diante de um pedido de ajuda no que se refere à Dependência Química.

Á família do usuário geralmente diante de tanto sofrimento custa a perceber a necessidade de um auxílio especializado. Por isso a importância de profissionais específicos e qualificados na área precisam estar disponíveis.
Á comorbidade frequente em um adicto costuma ser um grande dificultador na suspensão do hábito. Quem abusa de substâncias psicoativas tem uma motivação para mudança bastante oscilante.
Numa manhã pode estar com um forte desejo de parar com o uso, mas logo que passa a fissura e a ressaca desiste por achar que pode parar sozinho.
Existem alguns indicadores importantes para auxiliar na escolha do tratamento adequado.
• Não existe um único tipo de tratamento indicado para todas as pessoas. Cada usuário apresenta necessidades diferentes e em cada momento específico de sua vida.
• O tratamento deve estar disponível. Como já se conhece, o usuário é inconstante, portanto sempre que buscar auxílio externo, este serviço deverá ser imediato e com profissionais adequados.
• O tratamento adequado também deve levar em consideração à necessidade do usuário e de sua família. Se faz necessário conhecer o sistema familiar, suas particularidades e incluir todos os membros no programa de tratamento.
• O tratamento precisa de metas, e essas metas precisam ao longo do tempo serem revistas, pois as necessidades podem variar.
• É necessário que a família colabore com o tempo necessário para que o tratamento surja efeito. O tempo neste caso faz toda diferencia. E para cada paciente existe um tempo para que as mudanças aconteçam.
• Terapias de grupo e outras abordagens voltadas à mudança de comportamento fortalecem às habilidades preventivas e motivadora para o Adicto.
• Para muitos pacientes é necessário o uso de medicação, principalmente aliados a outros tipos de psicoterapia.
• A desintoxicação se faz necessária somente no início do tratamento, tornando sempre eficaz o tratamento a longo prazo.
• Para auxiliar no tratamento também se faz necessária incluir junto às terapias outros exames como HIV, Hepatite e de outras doenças infecciosas.
Portanto, a RECUPERAÇÃO é um processo a longo prazo que requer boa vontade, disponibilidade e COMPETÊNCIA.

Drogas.SEM / Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro, Gisele Aleluia. Rio de Janeiro: Best Seller, 2008.

O pedido de ajuda e o tratamento adequado