Aluna: Maria de Lourdes de Assunção
O crack , assim como a cocaína, é uma droga obtida a partir da folha da coca. Esta droga semi-sintética é o resultado da conversão do cloridrato de cocaína em base livre (que contém 5% a 40% de cocaína) misturado com bicarbonato de sódio e água. É a forma de cocaína mais viciante do mundo, perdendo apenas para heroína.

O crack é um subproduto da pasta de cocaína, droga extraída por meio de processos químicos das folhas da coca (erythroxylon), uma planta originária da América do Sul.

Misturada com outras substâncias impuras, a pedra de crack é fumada em cachimbo e tem efeito no cérebro semelhante ao da cocaína injetada. As pedras de crack oferecem uma curta, mas intensa euforia aos fumantes. Essa substância psicoativa tem ação estimulante ao sistema nervoso central.

A droga possui uma grande quantidade de resíduos das substâncias utilizadas durante todo o processo.

Ao serem acesas, as pedras emitem um som, daí a origem do nome crack. A droga surgiu como forma de popularizar a cocaína, pelo seu baixo custo.

É uma droga de uso ilícito e de fácil acesso por todas as camadas sociais por ser mais barata.

Segundo a organização mundial de saúde ( OMS ), drogas psicoativas são aquelas que alteram comportamento, humor e cognição, isso significa, portanto, que a droga age diretamente sobre os neurônios, bloqueando a captura do neurotransmissor e, assim, afetando o sistema nervoso central.

O uso dessa droga produz euforia e sensação de poder de duração muito curta que leva o indivíduo a querer consumir sempre mais.

Quando o efeito da droga passa, causa depressão grave, que fica cada vez mais profunda depois de cada uso. A droga causa danos devastadores no organismo.

O efeito do crack, por ser fumado, é mais imediato e mais intenso do que a cocaína em pó. Os efeitos a curto prazo são: perda de apetite, aumento de batimento cardíaco, pressão sanguínea e vasos sanguíneos periféricos contraídos. Além de respiração acelerada, distúrbio do sono, náusea, hiperestimulação e pupilas dilatadas. Em relação ao comportamento, pode ser, algumas vezes, violento, com a presença de alucinaçãoes, ansiedade, paranóia, fissura pela droga, pânico e psicose, ataques epilépticos e morte súbita.

A longo prazo, os danos são irreversíveis nos vasos sanguíneos dos ouvidos e do cérebro.
A pressão sanguínea elevada pode conduzir a ataque cardíaco, derrames cerebrais e morte. Também pode acarretar danos no fígado, rins e pulmões, dores severas no peito, insuficiência respiratória, doenças infecciosas, má nutrição, perda de peso, disfunção sexual e danos ao sistema reprodutivo. Além de transtorno do humor e risco de depressão profunda.

A droga leva o usuário para um mundo sem volta tornando-o cada vez mais dependente. A dependência química é um problema de saúde pública. Segundo uma pesquisa da associação brasileira de psiquiatria, o Brasil tem hoje 1,2 milhões de usuários de crack.
Fonte: Ronaldo Laranjeira

Dependência química prevenção, tratamento.

Fonte: ABP associação brasileira de psiquiatria.

O uso do crack e seus efeitos