Este domingo, dia 10 de setembro, marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e a orla de Copacabana recebeu uma aula de ginástica dançante gratuita, promovida pelo psiquiatra Jorge Jaber, da ABP.

O evento endossa a campanha Setembro Amarelo, que pretende informar para prevenir, estimulando as pessoas a procurarem ajuda. “Romper com o estigma é fundamental para salvar vidas: A depressão e o abuso de álcool e drogas estão por trás da maioria das tentativas e 90% dos suicídios podem ser evitados’, diz o médico. Segundo a OMS, o Brasil registra 32 casos por dia.

Participaram do evento o General Teixeira, que implantou no Exército, junto ao psiquiatra, o Programa de Valorização da Vida em 2015 e, desde então, conseguiu reduzir à metade o número de ocorrências do tipo dentro da instituição. Lá estiveram também o coordenador nacional da campanha pela ABP, psiquiatra Antonio Geraldo, o vereador Felipe Michel, presidente da Frente Parlamentar de Saúde Mental da Câmara do Rio de Janeiro, e o ex-jogador do Botafogo, Maurício. O psiquiatra Jorge Jaber distribuiu camisetas e cartilhas para ajudar na identificação de pessoas que precisam de ajuda.

Hoje à noite, às 19h, o Cristo Redentor foi iluminado de amarelo, para chamar a atenção de todos para a prevenção ao suicídio. O lema da campanha é Informar é prevenir!

CONFIRA AS FOTOS

Jorge Jaber promove evento no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio