Aluna: Denise Ferreira de Souza Ribeiro

Segundo Robert Subby codependência : “É uma condição emocional, psicológica e comportamental que se desenvolve como resultado da exposição prolongada de um indivíduo a um conjunto de regras opressiva que evitam a manifestação aberta de sentimentos e a discussão direta de problemas pessoais e interpessoais.”
Percebe-se que esta definição se torna mais clara nos relacionamentos quando os parceiros dizem das suas experiências de angústias, de opressão, da inquietude, do medo ou do simples fato de se intitularem “Tomadores de conta”.
Este termo Codependente já nos anos 70 se definia como: “Pessoas cujas vidas foram afetadas com alguém quimicamente dependente.”
Especialistas na área de saúde mental declaram que algo peculiar acontece com as pessoas intimamente envolvidas com dependentes químicos.
Podemos se referir ao Codependente como uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la e se torna obcecado em controlar o comportamento da outra pessoa.

CARACTERÍSTICAS DO CODEPENDENTE

Podemos citar vários comportamentos que apontam para este transtorno:

1- Tomadora de conta
Considera e se sente responsável por outra pessoa, pelos seus sentimentos, escolhas, ações ou acontecimentos. Muita ansiedade, culpa, pena quando a outra pessoa tem algum problema. Sente raiva quando sua ajuda é insuficiente. Abandono da rotina para satisfazer as vontades do outro. Culpa outras pessoas pela situação em que se encontra.

2- Baixa Auto Estima
Nega que sua família seja problemática, reprimida ou anormal, se culpa por tudo, carrega consigo sentimento de vergonha.

3- Repressão
Sentimentos e emoções são deslocados de sua consciência por medo ou culpa.

4- Obsessão
Preocupação com situações simples, perda do sono por problemas de outras pessoas, vigilância constante as pessoas o máximo de tempo, concentra as energias diárias nos outros e nos seus problemas.

5- Controle
Sente medo em deixar o o outro sozinho, acha que sabe de tudo, tenta salvar o outro de todos os problemas.

6- Negação
Ignora ou finge que o problema não existe,
nega que a situação esteja ruim como parece, diz a si mesmo que amanhã vai melhorar, fica confuso, deprimido ou doente por conta de outro, acredita em mentiras com frequência.

7- Falha na Comunicação
Ameaça, culpa, implora, suborna, não diz o que quer exatamente, não se leva a sério, acha difícil falar a verdade, fala demais ou fala sempre da outra pessoa, não consegue expressar suas emoções honestamente quando necessário.

A lista de comportamentos são tão numerosas que não caberia aqui citar todos, isto porque não há como enquadrar todos igualmente no mesmo padrão de identificação. Cada ser humano carrega em si sua própria história e seu modo de encarar a vida e suas relações.

RECUPERAÇÃO

Contudo, pode-se afirmar que o centro da recuperação do codependente não está no outro, mas nele mesmo, na condição em que ele se deixe afetar pelo comportamento do outro. A recuperação do Codependente quando acontece é excitante e libertador. Permite que o ser humano seja quem ele é. Ajuda a assumir o que pensa, o que sente e o modo em que age com maior disciplina e sobretudo com amor, limite e firmeza.
Nada é tão fácil, mas se torna simples quando se encontra programas terapêuticos capazes de dar o suporte necessário para esta caminhada responsável.
O tratamento do codependente se caracteriza a aprender a lidar com o outro com novos comportamentos baseados em ferramentas suportáveis para cada ser humano na sua particularidade.

Fonte: Livro: CODEPENDENCIA NUNCA MAIS – “Pare de controlar os outros e cuide de você mesmo.”
Autora: Melody Beattie
livro Co-Dependency, Am Emerging Issue, Autor: Robert Subby

Codependência