Aluna: Kathia Regina da Silva Teixeira.

Este artigo destina-se à descrição técnica e às indicações corretas, tanto da Terapia Dialética Comportamental, quanto da Entrevista Motivacional. Ambas são técnicas utilizadas no tratamento de dependências e de outros Transtornos de Controle dos Impulsos e tidas, hoje, como psicoterapias com evidência clínica de eficácia. A primeira, especialmente destinada aos dependentes com características de maior impulsividade ou pelo aumento do “drive” para a ingestão da droga ou pela menor capacidade de controle decisório. A segunda, prioritariamente indicada para pacientes que tem questões relacionadas à motivação.
A Terapia Dialética Comportamental foi desenvolvida por Marsha Linehan, que a fundamentou a partir do trabalho com pacientes acometidos de Transtorno de Personalidade Borderline. Posteriormente, a abordagem terapêutica foi adaptada a pacientes dependentes químicos, transtornos alimentares, transtorno de humor, transtornos ansiosos e etc,. Sua maior indicação é o tratamento de patologias que envolvem impulsividade e dificuldade de regular as emoções.
A Terapia Dialética Comportamental acredita que a ação, sem atenção e presença, é a base da impulsividade e da oscilação de humor. A atenção plena é categorizada em dois tipos: “o que”, que consiste num treinamento de observar, descrever e participar de fenômenos “intra” e “extra-psíquicos”. A habilidade de observar consiste em prestar atenção aos acontecimentos e às emoções “intra” e “extra” psíquicas. Estimula-se o paciente a não tentar eliminar a emoção ou situação que lhe esteja gerando desconforto. A habilidade de participar com dedicação, consiste em conseguir sair do “piloto automático”, prestar atenção em coisas que fazemos e que nem percebemos.
O segundo tipo de habilidade de atenção plena é do tipo “como”. Esta habilidade se caracteriza por assumir uma postura acrítica diante da vida, o que significa abster-se de atribuir valores aos acontecimentos. As coisas não são positivas nem negativas dentro desta visão, elas “são o que são”.
O processo de sair do piloto automático envolve fazer de forma “racionalmente consciente” uma coisa de cada vez, além de não fazer uma coisa pensando em outra. O importante aqui é a qualidade da atenção. Também se trabalha a aquisição de maior flexibilidade na forma de pensar, e consequentemente, aprender a ter mais “jogo de cintura” diante dos fatos da vida. O paciente aprende que, muitas vezes, tomado pelas emoções, é capaz de agir de forma que depois se volta contra si mesmo.
O objetivo geral da Terapia Dialética Comportamental é a busca do equilíbrio entre o que chama de mente emocional e mente racional. A meta é a construção da “mente sábia” que integra uma mente que sabe planejar e avaliar de forma lógica (mente racional) e uma mente controlada pelas emoções (mente emocional). A mente sábia é “O meio do caminho” entre dois extremos.

Para que servem as emoções?

A regulação das emoções é a maior meta da Terapia Dialética Comportamental. Ela consiste, numa primeira etapa, em entender suas próprias emoções, nomeando-as, além de entender as funções das emoções na vida, entendendo que as emoções comunicam algo a nós mesmos e aos outros, tendo comportamentos como consequência. Todo o trabalho é feito para que se possa diminuir a frequência de emoções desconfortáveis, além de diminuir a vulnerabilidade a tais emoções. Uma das metas é aumentar a existência de emoções positivas e que ocorra o incremento da resiliência. Desta forma, obtém-se a diminuição do sofrimento emocional, reduzindo o sofrimento provocado pelas emoções, bem como o aprendizado do manejo de emoções intensas, para que não se sofra mais do que o necessário.
Então, uma maneira de trabalhar a mente emocional é a busca pelo equilíbrio da alimentação (trabalhar quais alimentos o fazem se sentir bem ou mal e em qual quantidade) e do sono (nem mais nem menos). Também preconiza a implementação do exercício físico, o tratamento de doenças clinicas, além de orientar o não consumo de substâncias psicoativas sem prescrição, estimulando o envolvimento em atividades que aumentem a percepção de competência.

Entrevista Motivacional.

A Entrevista Motivacional, desenvolvida por Willian Miller e Stephen Rollnick, foi originalmente desenvolvida para um tratamento de alcoolismo e, posteriormente, expandida para o tratamento de outras dependências. É especialmente destinada a pacientes que estão paralisados em relação a uma mudança necessária. Parte do pressuposto que é natural que, no processo de mudança, a pessoa se sinta ambivalente quanto à necessidade de mudar. E ainda, que a motivação se modifica, flutua de acordo com o momento e com as experiências internas e externas de cada pessoa. Há momentos em que quer mudar, há momentos em que o propósito se desfaz.
Descrevemos algumas habilidades principais a serem adotadas para a prática da Entrevista Motivacional:
1) Perguntas abertas – A pergunta aberta tem como objetivo provocar a continuidade e o aprofundamento do assunto que está sendo discutido;
2) Escuta Reflexiva – É uma forma de criar um espaço propício para que a mudança possa acontecer. É a forma através da qual o profissional demonstra que pode imaginar como o paciente se sente e mostra seu não julgamento sobre cada conteúdo trazido;
3) Validar – Uma habilidade necessária ao profissional e a continua validação do paciente durante todo o processo rumo à mudança. Cada etapa alcançada, deve ser valorizada. O intuito é que vá crescendo dentro de cada paciente a percepção de competência para realizar mudanças;
4) Resumir – O resumo é utilizado em vários momentos do processo, podendo se fazer resumos ao terminar um assunto, um próximo tema ou ao final da consulta. O terapeuta só incluirá nos resumos, temas propiciadores de mudanças.

Conclusão.

Terapia Dialética Comportamental, atualmente, dá grande ênfase ao conceito de Mindfulness , que conclusivamente podemos dizer que é a consciência que emerge a partir da atenção plena, no momento presente, sem julgamento das coisas como elas são. O ponto central não é prestar mais atenção e sim, prestar atenção de forma diferente, saindo do piloto automático, trazendo consciência para as atividades rotineiras e sabendo que pensamentos são eventos mentais que passam, e não, a realidade como ela é. Marsha Linehan preconiza trocar o verbo “fazer” pelo verbo “ser”.
A Entrevista Motivacional é uma abordagem que tem como ponto central um extremo respeito pela forma de ser do paciente e pela forma dele ver o mundo. Auxilia as pessoas que estão paralisadas em relação ao processo de mudança de comportamento que esteja trazendo prejuízos, a partir de uma conduta em que auxilia o paciente a descobrir a motivação que existe dentro dele. Nesta abordagem, o paciente é quem dirá se deve mudar e como irá mudar.

Referências.

Revista Debates em Psiquiatria – jul/ago/2011.
Artigo por Elizabeth Carneiro e Analice Gigliotti.
Brehm, S; Brehm, J. Psychological reactance. A. Theory of freedom and control. Ney York: Academic Press, 1981.
Dimeff, L; koerner, K. Dialetical Behavior Therapy in Clinical Practice Ney York: The Guilford Press, 2007.
Hagen, S. Budismo claro e simples. São Paulo: Pensamento 2000.
Linehan, M. Vencendo o transtorno Borderline. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Miller, W; Rollnick S. Motivacional Interviewing in the Treatment of Psychological Problems New York The Guilford Press 2008.
Roger, C. Terapia Centrada no Cliente.
Martins Fontes, 1992.
Williams. M; Teadsdale, J; Segal, Z; Kabar – Zinn, J. The Mindful Way through depression. New York: The Guilford Press 2007.

Psicoterapia Eficazes no Tratamento das Dependências e Transtornos do Impulso