Aluna : Juliana Franco Vaz Viegas

Introdução :

O presente artigo expõe a possibilidade de pacientes psiquiátricos que apresentam uso abusivo e dependência do tabaco , de permanecerem em abstinência durante a internação em Clínica Psiquiátrica no Rio de Janeiro e aderirem ao tratamento do tabagismo após sair de alta médica .

Objetivos Educacionais :

Através de um programa de tratamento bem estruturado, existe a possibilidade de pacientes psiquiátricos se manterem sem o tabaco.
A pesquisa foi elaborada em pacientes com os devidos transtornos psiquiátricos:
Depressão, transtornos de personalidade, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e transtorno por uso de drogas ( álcool, maconha, cocaína, crack, benzodiazepinicos e metanfetamina ) .

Tratamento :

É utilizado terapia farmacológica , com a prescrição de vareniclina, associada à terapia cognitivo comportamental intensiva, arteterapia e atividades físicas.
O tempo médio de internação foi de 45 dias .

Resultado :

A porcentagem de adesão ao tratamento do tabagismo é de 98 por cento. Após 18 meses, 51 por cento dos pacientes encontram- se em abstinência do tabaco.

Conclusão :

O programa de Tratamento do Tabagismo atingiu seus objetivos, mostrando que pode haver abstinência do tabaco em pacientes psiquiátricos e dependentes químicos internados na Clínica e após ganharem alta médica.

Fonte : http://www.clinicajorgejaber.com.br/artigos.htm

Referência Bibliográfica:
Jaber Filho, JA; Elias, RF; Teixeira, AA; Veríssimo Júnior, J; Tomé, AIC.

Tratamento ao tabagismo