fonte: Rádio Nacional

Para encerrar a semana do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro, o Bate-papo Ponto Com desta sexta-feira (14) falou sobre o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que teve início em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O tema, apesar de difícil, precisa ser tratado para que os tabus sejam quebrados. Com este objetivo,  o programa ressalta a importância da escuta do paciente e das pessoas próximas a ele.

Para conversar sobre o assunto e orientar os ouvintes, Cadu Freitas recebe no estúdio da Rádio MEC o coordenador técnico da Clínica Jorge Jaber, Robson Pimentel, e por telefone a coordenadora do Centro de Valorização da Vida, Patricia Fanteza.

Durante o debate, Pimentel alerta sobre o grande número de jovens que dão entrada nas clínicas de reabilitação após tentativa de suicídio. estabelece uma ligação entre a dependência de álcool e drogas com a depressão e destaca a necessidade de se cuidar dos dois problemas ao mesmo tempo.

O especialista ressalta também alguns sinais importantes para perceber quando alguém está na beira do abismo e lembra que a união entre espiritualidade, atividade física e terapia psicológica e medicamentosa é fundamental para o sucesso do tratamento.

OUÇA O PROGRAMA

Veja como foi a participação da Clínica Jorge Jaber no Bate Papo Ponto Com