fonte: O São Gonçalo

O Jardim Catarina recebe, amanhã, entre 8h e 17h, no Ciep Anita Garibaldi, que fica na Rua Luís Ribeiro Pires, 2, uma ação comunitária realizada pelo Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada. O objetivo é oferecer uma série de serviços à população, como emissão gratuita de documentos, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação e oficinas sobre prevenção ao uso de drogas.

Alguns dos serviços oferecidos pelo Estado são da vacinação contra febre amarela e gripe, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde; Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência jurídica, psicológica e social às mulheres, pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI); matrícula de jovens e adultos, pela Secretaria de Educação; carreta do Sine Móvel, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) com os serviços de intermediação de mão de obra (Balcão de Empregos), agendamento de Carteira de Trabalho e seguro desemprego; entre outros.

A Prefeitura de São Gonçalo irá oferecer uma série de serviços em prol da comunidade. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicarão a vacina HPV. Haverá também uma unidade móvel de testagem rápida de IST, hepatites virais e HIV. Será realizada uma atenção integral à saúde da mulher com autoexame das mamas, pedidos de mamografia e preventivo. Ao longo do dia, a população irá receber ainda orientação e realização de procedimentos sobre o programa social Bolsa Família. Serão também oferecidos serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da família com auricoloterapia, acolhimento a todos com verificação de pressão arterial e confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) no local.

Também haverá outras ações de secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Administração prestará serviço de Ouvidoria e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberá solicitações de serviço de poda e supressão de árvores.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Ministério Público Militar (MPM) estarão presentes.

Clínica Jorge Jaber no portal O São Gonçalo