fonte: Vida & Ação

Referência no Rio de Janeiro em tratamento de usuários de drogas, a Clínica Jorge Jaber, em parceria com a Escola Médica de Pós-Graduação em Psiquiatria da PUCRio, está com inscrições abertas para o “Curso à distância sobre dependência química”. Totalmente gratuito e voltado aos profissionais da área de Saúde e Educação, estudantes e todos os interessados nas questões relacionadas ao uso abusivo de substâncias psicoativas, o curso tem aulas online, aos sábados, entre 12 de setembro a 20 de novembro, a partir das 14 horas. As primeiras aulas já realizadas estão disponíveis neste link.

O curso oferece conhecimentos atualizados, numa abordagem ampla sobre a questão da dependência. “Vamos apresentar os diversos modelos que permitem uma avaliação sobre os transtornos do uso abusivo de substâncias químicas e o tratamento desta enfermidade”, explica o psiquiatra Jorge Jaber, diretor-técnico da Clínica e professor da pós-graduação da PUC-Rio.

Para ele, o curso ganha uma relevância ainda maior neste período de pandemia, que provocou um aumento de casos de transtornos mentais e, em consequência, no uso de substâncias químicas. “É preciso difundir o conhecimento sobre esta questão, inclusive para atender à demanda crescente do mercado de trabalho”, acrescenta.

Integrante da Academia Nacional de Medicina e com especialização em Psiquiatria na Universidade de Harvard, Jaber deu a aula inaugural do curso, que conta também com terapeutas, psicólogos e psicanalistas ao longo dos 12 módulos. “O curso fornecerá uma visão abrangente sobre a questão da dependência, com informações importantes para profissionais, estudantes e até mesmo familiares de usuários”, conclui o professor.

Para esclarecer dúvidas sobre o curso, a clínica realizou uma live em sua página no Facebook. Mais informações e formulário de inscrição em https://bit.ly/3hBCaHB.

Cursos gratuitos de prevenção da automutilação e do suicídio

Seguem abertas, até o dia 26 de outubro, as inscrições para os cursos de ensino a distância de Prevenção da Automutilação e de Prevenção ao Suicídio promovidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Até o momento, já são mais de 51 mil inscritos. Os cursos on-line são ministrados desde 11 de setembro e seguem até 1º de novembro. As inscrições seguem até 26 de outubro, por meio do site prevencaoevida.com.br

As ofertas educacionais fazem parte do I Ciclo de Promoção e Prevenção em Saúde das Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida lançado neste Setembro Amarelo pelo Ministério da Saúde. Os cursos possuem carga horária de 20h e 40h e as inscrições podem ser feitas no site prevencaoevida.com.br, que também abriga todo conteúdo como os fascículos, cartilhas e as videoaulas. Todo o material é disponibilizado por módulos.

As ações têm como objetivo qualificar profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, estudantes universitários dos cursos de medicina/psiquiatria, psicologia, direito, serviço social, teologia e enfermagem; líderes de associações religiosas, líderes comunitários, entidades beneficentes e movimentos sociais ligados à criança e ao adolescente, e, multiplicadores para a abordagem de crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos.

As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida são uma série de atividades educativas, itinerantes e on-line que contemplam a realização de quatro ciclos de promoção e prevenção em saúde. No primeiro ciclo, as ações são voltadas à prevenção do suicídio e da automutilação.

As atividades incluem cursos a distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação e entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Nos próximos meses, as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida também irão abordar mais três assuntos de forma inédita: prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida (relacionada à prevenção da violência contra crianças, mulheres e idosos). Assim como na prevenção ao suicídio e da automutilação, as outras temáticas também vão promover atividades educativas e itinerantes.

Webinar sobre Setembro Amarelo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 800 mil pessoas no mundo tiram a própria vida todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pensando nisso, o grupo Ser Educacional irá realizar, nos dias 29 e 30 de setembro, o Webinar Setembro Amarelo. A programação será on-line e aberta ao público. Interessados devem realizar a inscrição pelo site eventos.sereduc.com/eventos-online.

A palestra do dia 29 terá como tema “As aflições da sociedade pós-moderna” e contará com a participação do doutor em Educação, psicanalista e neurolinguista, Sharles Cruz. A coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Renata Costa, também participará do encontro.

Estamos vivendo um momento delicado, marcado por muitas situações atípicas que reverberam na saúde mental e evidenciam a necessidade do autocuidado. Os transtornos de comportamento estão sendo observados numa intensidade antes não registrada. Precisamos trabalhar o tema da prevenção ao suicídio com muita atenção e dar a importância que ele merece”, afirmou.

No dia 30, a mediadora do debate será a coordenadora do curso de Psicologia da UniNorte – Centro Universitário do NorteEstephânia Oliveira. Com tema “A depressão e o papel da religião” a palestra será com a jornalista Gabrielle Moura, âncora na Rádio BandNews Difusora FM Manaus, líder de jovens na Igreja de Deus Pentecostal do Brasil e membro do Dunamis Pockets Manaus.

A corrida por vacina para Covid-19: uma luz no fim do túnel

1º Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) recebe Jorge Elias Kalil Filho, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor deste serviço no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Ele participará da palestra “A corrida por vacina para Covid-19: uma luz no fim do túnel”, no dia 2 de outubro.

Esse é um tema bastante discutido no mundo todo, e as respostas que as pessoas mais querem é: afinal, podemos ter esperança de uma vacina segura em breve? Será que posso confiar nela devido a rapidez de sua produção? Durante a palestra, essas e outras dúvidas serão abordadas. Além disso, serão apresentados os estudos que estão sendo desenvolvidos no momento: em quais fases cada um deles está, qual vacina tem se mostrado mais eficaz, quais os efeitos colaterais apresentados, além de detalhes de como a testagem está sendo realizada aqui no Brasil.

SBPC/ML lança o livro “Boas práticas em laboratório clínico”

Ainda durante seu congresso virtual, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial trouxe uma novidade nesta segunda-feira (28/9), logo no primeiro dia do evento: o lançamento de mais um livro da série “Recomendações da SBPC/ML”, desta vez com o título “Boas práticas em laboratório clínico”.

A publicação contém 59 capítulos, 592 páginas e contou com a participação recorde de 96 autores, entre eles profissionais estrangeiros de diversas especialidades com larga experiência em suas áreas de atuação. “O livro fala de gestão, qualidade, fase analítica, Norma PALC e temas relacionados às grandes áreas do laboratório clínico. Temos certeza de que será muito útil a todos da medicina laboratorial”, comenta Nairo M. Sumita, diretor para América Latina da World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (WASPaLM).

O livro já está disponível em formato PDF no site http://www.sbpc.org.br/ em “Biblioteca Digital”. A versão impressa será entregue aos participantes do congresso de 2021. O 1º Congresso Virtual da SBPC/ML será realizado até o dia 2 de outubro. Para mais informações, acesse o site https://congressovirtualsbpc.org.br/ .

Curso online de extensão em Dependência Química é tema de matéria no Vida & Ação