“Freud, Lacan e drogas” é o tema do webinar internacional promovido pela Clínica Jorge Jaber, especializada na prevenção, tratamento, pesquisa e ensino da dependência química e transtornos mentais. Voltado a profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, o seminário será gratuito, e também é aberto a todos os interessados nos temas da psicanálise e uso de drogas, como dependentes e seus familiares.

O evento terá a participação dos psicanalistas Gaston Sal e Rosane Trapaga e do psiquiatra Jorge Jaber. O argentino Gaston Sal, formado pela Universidade de Rosario, é professor de psicologia da Cruz Vermelha. Rosane Trapaga é doutora em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e psicanalista da IPA. Jorge Jaber tem especialização em dependência química na Universidade de Harvard, é professor da PUC-Rio e Grande Benfeitor da Academia Nacional de Medicina.

Esse será o segundo curso online da Clínica – o primeiro, promovido entre setembro e dezembro, teve mais de três mil participantes. A instituição tem um longo histórico na área de ensino: atua, por exemplo, com o CCE (Cursos de Especialização e Extensão) da PUC-Rio, funcionando como centro de treinamento prático e teórico para alunos da Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade.

Com temas como “O inconsciente freudiano e o sujeito do inconsciente” e “A constituição do sujeito na psicanalise lacaniana”, entre outros, o webinar terá encontros de uma hora de duração.
“Os participantes, através dos conceitos de sujeito do inconsciente, gozo e pulsão de vida e de morte, analisarão a relação intensa e exclusiva do sujeito com o objeto droga”, explica Rosane. “Vamos abordar a relação entre a carência e o desejo, mostrar como as pessoas convivem com o uso problemático de drogas, analisar questões como a importância da relação mãe-filho na construção do desejo e sua incidência na dependência química”, acrescenta Sal.

Para Jaber, o seminário reforça o compromisso da Clínica com a formação de profissionais e a transmissão de saber, ajudando na prevenção e tratamento dos transtornos mentais. “É um olhar psicanalítico sobre a questão da dependência química”, acrescenta. Os encontros ocorrerão nos dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro, às 15 horas, com transmissão pela página de cursos da Clínica no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/cursoonlinedependenciaquimicacjj

Webinar internacional gratuito debate psicanálise e drogas