fonte: Vida & Ação

Em novembro de 2020, a advogada Lidiane Brandão Biezok, de 45 anos, chocou o país ao ser flagrada agredindo verbalmente funcionários e clientes de uma padaria em São Paulo, como mostrou uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo. Ela alegou sofrer de bipolaridade, depressão e síndrome do pânico, e por isso perdeu o controle, situação que admitiu já ter ‘passado por isso’ outras duas vezes. Mesmo assim, acabou indiciada por homofobia e injúria racial.

Mas será que o transtorno bipolar de humor pode levar a pessoa a sair de si e depois não se lembrar do que fez? Lidiane não é a única. A bipolaridade afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas da condição, que já foi conhecida como doença maníaco-depressiva, incluem mudanças de humor, variando de alterações leves a extremas. Vários famosos convivem com o problema de saúde mental, a exemplo do rapper Kanye West e as cantoras Selena Gomez e Demi Lovato.

No Brasil, a musa fitness Raissa Barbosa também confessou que a alguns anos atrás já teve a doença. “É um sentimento muito ruim, tudo muda do nada. Não desejo isso para ninguém”. Raissa contou que no início quis lutar sozinha contra o transtorno, mas que com o passar do tempo optou pela terapia. “Não entendo por que as pessoas ainda se recusam a fazer terapia, o tratamento me ajudou bastante a lidar com isso”.

Além da terapia a musa viu a academia como um refúgio para ajudar no controle do transtorno de bipolaridade. “Eu sempre gostei de malhar, e vi na academia uma saída para tudo isso, lá eu me sinto bem e esqueço os problemas de fora. A academia já ajudou muito nesse processo”, revela.

Esse tipo de transtorno não tem cura, mas há tratamento para que a doença seja controlada e a pessoa consiga ter uma vida normal. O tratamento é fundamental, já que o paciente com Transtorno Bipolar do Humor é uma dos principais vítimas de suicídio. E muitos casos estão ligados ao uso de substâncias químicas.

Em entrevista exclusiva ao Portal ViDA & Ação neste Janeiro Branco, dedicado à saúde mental, o psiquiatra Jorge Jaber, especialista em Dependência Química pela Universidade de Harvard, explica tudo sobre a doença. Segundo ele, hoje em dia essa grave doença mental tem tratamento, que pode levar seis meses, muitas vezes sem necessitar de internação. Confira!

 

Dr. Jorge Jaber fala sobre transtorno bipolar do humor ao portal Vida & Ação