fonte: jornal DR1

A relação entre cinema e psicanálise começa no próprio nascimento de ambos: 1895, ano em que Sigmund Freud e Josef Breuer lançam “Estudos sobre a histeria” e, na França, os irmãos Lumière fazem a primeira exibição pública do cinematógrafo. Logo se viu que a ligação era uma via de mão dupla: a teoria psicanalítica inspira roteiros e auxilia na construção dos personagens de um sem-número de filmes, que, por sua vez, frequentemente se tornam objetos de estudo e ferramenta de ensino da própria psicanálise.

Para discutir essa simbiose, o Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber promove, no próximo dia 15 de dezembro, uma sessão especial do filme “Zelig”, de Woody Allen, seguida de debate sobre a obra, com os psiquiatras Elie Cheniaux e Jorge Jaber e o psicanalista Gastón Sal. Antes do filme, Cheniaux fará uma sessão de autógrafos de seu livro “Woody Allen: seus filmes são mesmo autobiográficos?”.

Elie Cheniaux é professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ eprofessor do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, além de escritor, com cinco livros publicados. O argentino Gastón Sal,formado em psicologia pela Universidade Nacional de Rosario com doutorado pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, é professor e diretor de ensino da Escuela Psicoanalitica Argentina e também atua como psicanalista e palestrante, além de participar de um programa semanal na TV de seu país. O psiquiatra Jorge Jaber é formado pela UERJ, com especialização em Dependência Química pela Universidade de Harvard. Além de diretor-presidente da Clínica Jorge Jaber, é professor da Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, além de Grande Benfeitor da Academia Nacional de Medicina.

O evento, gratuito, será no Estação Net Rio, em Botafogo, e começa às 18 horas, com a sessão de autógrafos do livro de Cheniaux, que estará à venda na livraria do cinema. A projeção do filme está marcada para as 20 horas, e o debate vem em seguida, com um coquetel de encerramento. Para participar, basta enviar um email para cr@clinicajorgejaber.com.br, com nome completo e número do documento de identificação. As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da sala. O Jornal DR estará presente no debate.

Woody Allen em debate na Estação NET Rio, em Botafogo, no Rio de Janeiro