fonte: Correio da Manhã

O aumento nos casos de transtornos mentais e no uso de substâncias químicas durante a pandemia de Covid-19, constatado em pesquisas e no dia a dia de consultórios e clínicas de recuperação, vem ressaltando a insuficiência de profissionais capacitados a lidar com a questão no Brasil, onde a incidência dessas doenças é crescente. Colaborar no atendimento a esta demanda é um dos objetivos do Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química, oferecido gratuitamente pelo Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber a partir do dia cinco de fevereiro.

Com aulas online e um estágio presencial, o curso não é voltado apenas para trabalhadores e estudantes da área, mas para todos os envolvidos com o problema. “Esse conhecimento também é útil para os próprios portadores de dependência e as pessoas próximas a eles. Parentes e amigos precisam saber lidar com o paciente e seus eventuais descontroles”, explica o psiquiatra Jorge Jaber, diretor do Centro de Estudos. “O conteúdo é multidisciplinar, permitindo que essas pessoas entendam o tratamento e se protejam, elas próprias, da doença”, acrescenta.

Uma das aulas, por exemplo, trata dos codependentes – pessoas que, mesmo não consumindo drogas, precisam de ajuda, pois são afetadas fisica e emocionalmente pelo problema de um parente ou amigo. É o caso da terapeuta de família Angela Hollanda, que buscou apoio profissional quando o filho, Ricardo Gestal, se envolveu com drogas, e acabou fazendo o Curso. “Queria saber como ajudá-lo e não ter minha própria saúde abalada”, lembra. Gestal – “limpo” há quase três anos – seguiu seus passos, e hoje ambos integram a equipe de terapeutas e professores da Clínica.

Os dois, por sinal, não são os únicos ex-alunos do Curso no time da instituição. A psicóloga Monique Lima e a fisioterapeuta Jussara Lontra também passaram pelos bancos do Centro de Estudos e chamaram a atenção pelo interesse e desempenho, acabando efetivadas. Para Jaber, que também atua como professor da Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, é uma tendência natural. “Os participantes do Curso conhecem nosso modelo de atendimento, adquirem experiência com a rotina e os pacientes, por isso se adaptam mais facilmente ao trabalho”, afirma.

A carga horária é de 120 horas de conteúdo teórico, em aulas aos sábados, das 14 às 17 horas, transmitidas pelo Facebook. Elas ficam gravadas, podendo ser assistidas posteriormente, e vão até 10 de dezembro. Há também 120 horas de treinamento prático, onde o aluno segue todas as fases do tratamento dos diversos transtornos, em atividades como avaliações físicas e psicológicas, palestras e terapias com pintura e música, entre outras. Eles ainda acompanham o atendimento às famílias e a adolescentes, serviços também oferecidos pela Clínica.

As inscrições para o Curso, realizado há 37 anos, podem ser feitas no site da Clínica – www.clinicajorgejaber.com.br – ou diretamente pelo email cr@clinicajorgejaber.com.br. Não há exigência de formação acadêmica ou experiência prévia. “Basta interesse pelo assunto e vontade de ajudar pessoas nessa condição”, diz o professor. “O modelo online de ensino nos permite oferecer esse conhecimento gratuitamente a um grande número de estudantes, numa forma de combater e prevenir um problema que atinge milhões de brasileiros”, conclui.

A medicina e a ciência na palma da sua mão