Jorge Jaber, MD; Calil Hezim, MD; Antonio Tomé, Co, 16/11/2012

Objetivos Educacionais: Mostrar que um programa de internação conseguiu coordenar tratamento do tabagismo, toxicodependência e doenças do foro psiquiátrico, em um centro de tratamento no Rio de Janeiro, Brasil. No final da apresentação, será possível demonstrar o tratamento do tabagismo em pacientes com transtornos psiquiátricos (ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, transtorno bipolar e esquizofrenia) e transtornos de uso de drogas (álcool, maconha, cocaína, crack, benzodiazepínicos e metanfetamina).
Objetivo: Tratar o vício do tabaco em pacientes com transtornos de uso de drogas e outras doenças psiquiátricas.
Métodos: Em uma clínica de internação para tratamento de comorbidades e tratamento de problemas com o uso e abuso de drogas, no Rio de Janeiro, Brasil, foi administrado concomitantemente um programa de tratamento do tabagismo. Nós usamos a terapia farmacológica associada à terapia cognitiva comportamental intensiva, terapia ocupacional e atividade física moderada. Os medicamentos utilizados para o tratamento do tabagismo foi vareniclina, tal como recomendado pelo folheto informativo. Os transtornos de uso de drogas e de outras doenças psiquiátricas foram tratados como de costume. O tempo médio de permanência no programa de internação foi de 45 dias.
Resultados: Houve adesão significativa (98%) para o programa proposto. Após 18 meses, 51% dos pacientes estavam abstinentes.
Conclusões: O projeto proposto atingiu os objetivos. Você pode promover a abstinência de tabaco em pacientes com comorbidades em tratamento hospitalar. O estudo mostra que é possível remover o tabaco em pacientes dependentes químicos durante abstinência precoce.
Referências Bibliográficas:
http://www1.inca.gov.br/tabagismo/, acessado em 27/09/2011 às 14:30;
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm/id_area = 1446, acessado em 27/09/2011 às 14:00;

APA – Associação Americana de Psiquiatria, o uso de medicamentos para a dependência de nicotina em um programa de tratamento no Rio de Janeiro, Brasil – San Francisco, 2009;
EPA – Associação Americana Europeia, o uso de medicamentos e programa de tratamento para dependência de nicotina no Rio de Janeiro, Brasil – Munique, 2010;
II Congreso Internacional de Patología Dual, Conductas Adictivas y Desórdenes Mentales – Barcelona, España, 2011.

Tratamento do Tabagismo durante internação para transtornos devido ao uso e abuso de drogas e outras doenças psiquiátricas