fonte: Vida e Ação

Do sucesso nos gramados nas décadas de 1970 e 1980 às graves consequências do alcoolismo. Há mais de dois meses, o ídolo do Botafogo Milton Mendonça, de 60 anos, está internado na Clínica Jorge Jaber, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio, para se tratar da dependência do álcool que quase o levou à morte. No local, em meio às mensagens de incentivo de torcedores e às visitas de amigos, familiares e admiradores, o jogador cumpre uma rotina com cinco refeições diárias, terapias e exercícios na academia e no gramado.

“Mendonça chegou aqui em cadeira de rodas e já  está dando suas corridinhas”, revela José Veríssimo, chefe de clínica da Clínica Jorge Jaber. “Ele teve encefalopatia hepática, por abuso de álcool,  o que causa dificuldade de raciocínio, lentidão, mas está evoluindo.  Deverá permanecer  internado por pelo menos mais um mês, sendo submetido ao programa de 12 passos do AA (Alcoólicos Anônimos) e terapia cognitivo-comportamental”, explica.

Em maio deste ano, o ex-atleta ficou internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, com problemas na região abdominal. Depois, passou um mês e meio no Hospital Municipal de Acari. Estava com vários  problemas clínicos  e ficou 25 dias no CTI de lá, com quadro grave de cirrose hepática.

Amigo e “rival” no Flamengo possibilitou a internação

O jogador tem recebido visitas, de Adílio, amigo e rival, de Fred, irmão de Paulo Cesar Caju, e até do prefeito Marcelo Crivella. “Isso tem estimulado o Mendonça”, conta Veríssimo. Aliás, foi o amigo e contemporâneo Adílio, campeão mundial pelo Flamengo em1981, quem fez o ‘meio de campo’ que permitiu a internação gratuita na clínica.

“O Mendonça é meu parceiro desde as categorias de base, nós somos irmãos. Há mais ou menos dois anos e meio tentamos levá-lo, mas não deu certo. Conversei com ele, expliquei, mas ele ‘fugiu’”, contou Adílio ao jornal ‘O Globo’. Segundo Adílio, a família de Mendonça descobriu a situação do alcoolismo quando ele foi fazer os exames para se submeter a uma cirurgia. “Você sabe que nesses casos a gente não pode forçar o cara a ir para a clínica. Um dia, ele precisou fazer uma cirurgia de catarata e viram que ele estava com outros problemas”.

Prefeito entrega bíblia e ganha bandeira

No dia 6 de agosto, um domingo, o prefeito Marcelo Crivella passou  uma hora na Clínica Jorge Jaber, em companhia da esposa Silvia Crivella e do vereador Felipe Michel.  Crivella é botafoguense e foi levado para a visita pelo vereador, que é amigo e ex-vizinho de Mendonça (ambos moraram na Praça Seca). O prefeito deu de presente para Mendonça uma bíblia e recebeu em troca uma bandeira do Botafogo autografada pelo ídolo.  Ele ainda convidou Mendonça para trabalhar em algum projeto social  da prefeitura após a alta médica.

Os dois assistiram juntos pelo celular vídeos com jogadas do craque. O prefeito elogiou a estrutura da clínica e chamou o psiquiatra Jorge Jaber para trabalhar com prevenção à dependência química junto a crianças e adolescentes da rede de ensino municipal. Jaber, que é especialista em dependência química em Harvard, disse que está à disposição. “Meu maior sonho é ajudar crianças carentes a evitar as drogas”.

Um dos momentos lembrados durante a visita foi quando, em 1981, numa histórica vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, o meio-campista driblou Júnior, do Fla, para fechar o placar no Maracanã. O drible ficou conhecido como “Baila Comigo”, em referência à canção de Rita Lee, sucesso da época. Apesar de nunca ter conquistado um título com a camisa do Botafogo, Mendonça jogou oito anos pelo Glorioso,  sendo o 14º maior goleador do clube. O jogador, que em 342 partidas marcou 118 gols entre 1975 e 1982 e defendeu também a Portuguesa da Ilha, Palmeiras, Santos e Grêmio. E encerrou a carreira em 1996, jogando pelo Barra Mansa.

Clinica Jorge Jaber no site www.vidaeacao.com.br