Aluna : Juliana Franco Vaz Viegas

Introdução :

O artigo oferece como proposta esclarecer a importância do psicólogo no tratamento dos pacientes internados devido ao uso de substâncias psicoativas, através de intervenção psicoterapeuta, junto com a avaliação psicofarmacologica .

Método :

Foi elaborado uma pesquisa com um grupo de pacientes que estão no programa de tratamento psicológico cognitivo – comportamental , para expor o trabalho em equipe multidisciplinar, trabalho esse que requer ser ágil em perceber a necessidade de intervenção psicofarmacologica, advindo do psicólogo preparado para avaliar os sintomas psiquiátricos e com conhecimentos básicos de farmacoterapia.

O tratamento multidisciplinar ocorre entre as equipes de médicos, farmacêuticos, da enfermagem, educação física, psicólogos e terapeutas. Os pacientes tem durante a internação, médico plantonista e médico assistente. O médico assistente prescreve a medicação conforme a necessidade do paciente. A equipe da farmácia é acionada para distribuir a medicação para a equipe da enfermagem, que funciona dia e noite e promove o tratamento medicamentoso e aborda o paciente caso necessário. A equipe da atividade física, que corrobora para que o tratamento funcione. Diariamente o paciente é sujeito a psicoterapia de grupo, com psicólogos e terapeutas formados em Dependência Química, que através do método Minessota , aplica os Doze Passos. Os psicólogos tem contato estreito com os pacientes, avaliando -os em sua rotina, em contato com suas famílias e com os demais internos, ouvindo suas queixas, dando suporte na solução das mesmas e sendo o principal porta -voz deles perante os médicos, que passam a ter uma visão mais abrangente, de modo que eles tenham maior eficácia no ato de prescrever a medicação e também tenham o retorno de como o paciente reagiu à medicação.

Resultado :

O psicólogo bem treinado representa mais um ” instrumento ” de avaliação psiquiátrica, ou seja , percebe a necessidade de determinados tipos de medicamentos e a resposta dos pacientes às prescrições medicamentosas .O programa de tratamento com boa adesão e resultados favoráveis resulta do contato próximo, eficiente e eficaz entre médicos e psicólogos.

 

Referência Bibliográfica:

CARVALHO, Marcelo C.L., JABER FILHO, Jorge A., ANDRÉ, Charles. A importância do psicólogo na avaliação da prescrição medicamentosa psiquiátrica no tratamento dos transtornos na utilização de substâncias psicoativas. Rio de Janeiro: APERJ, Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal – Vol 98, Nº 02, ABR/MAI/JUN 2004, p.22.

Fonte :

https://clinicajorgejaber.com.br/novo/category/artigos

Importância do psicólogo