Aluna: Rosângela Pereira da Silva Souza

Introdução
O tabaco tem sido causa de grande número de óbitos em todo o mundo. Por isso este estudo nos leva a cada vez mais pensar em meios que nos faça ver um mundo sem a incômoda fumaça dos cigarros. Já existem locais, clínicas e hospitais restritos ao fumo que oferecem estudos e programas anti-tabagismo para seus profissionais em geral onde o número de fumantes reduziu servindo de exempço a população.

Método
Inicialmente o tratamento é feito com os profissionais, para o abandono do tabaco. Em seguida é introduzida aos pacientes internados, sejam portadores de dependência química (DQ) ou outros diagnósticos psiquiátricos (ODP). São oferecidas informações sobre os malefícios do cigarro, tratamento e avaliação pelo teste de Fgerstrom com o intuito de elaborar junto ao paciente a melhor maneira de tratá-lo. São oferecidos além disso tratamento de psicoterapia individual e em grupo, onde há incentivo de toda equipe em valorizar a decisão de abandonar 0 fumo, comoo também o estímulo a prática de exercícios físicos.
Pode ser utilizado medicamentos anti-depressivos e repositores de nicotina.

 

Resultados
O percentual de 63 por cento dos fumantes de 42 pacientes, os que aceitaram o tratamento foram 31 pacientes, sendo 16 por cento saindo em total abstinência.

 

Conclusões
Pacientes fumantes aceitam tratamento, abordagem anti-tabagistas e conseguem respeitar lugares restritos ao fumo, sejam dependentes químicos ou outros diagnósticos psiquiátricos, podendo alcançar abstinência total.

 

J.Jaber, C. André, G. Espíndola e Eduardo Hoffman, 10/07/2005

 

Fonte: http//www.clinicajorjejaber.com.br/artigos.htm

 

Referência Bibliográfica:

1. Ferreira Borges C , Cunha Filho U. Usos, abusos e dependências: Manual técnico. Portugal, 2004.

2. Henningfield JE, Cohen C. Nicotine addictation, Principles and management, New York: Oxford University Press, 1993.

3. Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer. Falando sobre tabagismo, 3ª ed. Rio de Janeiro, 1998.

4. Ministério da Saúde, Serviço Disque Saúde. Relatório Periódico, 2004.

5. Ministério da Saúde, instituto Nacional de Câncer. Ajudando seu paciente a deixar de fumar. Rio de Janeiro,1997.

Implantação de uma Cultura Anti-Tabagista em uma Clínica Psiquiátrica