Comportamento, uso ilícito de drogas e relacionamento interpessoal é o tema que o psiquiatra Jorge Jaber abordará na Feira do Síndico, sábado, dia 16, às 9h, no shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca. Mais de 3 mil pessoas deverão circular pelo maior evento do Rio dedicado ao setor.  Os síndicos de condomínios residenciais e comerciais podem participar  gratuitamente das palestras e da feira, que vai de quinta a sábado, se inscrevendo pelo site https://feiradosindico.com.br/inscricoes/.
​Jorge Jaber parte do princípio que o síndico é um verdadeiro líder democrático, eleito pelo voto direto​, com a vantagem de conviver de perto com seus eleitores, por morar no mesmo condomínio. Ele é depositário da confiança de seus vizinhos e alvo de críticas, muitas vezes injustas. Para quem vive em grandes cidades, não cumprimentar o vizinho é rotina: o excesso de pessoas trouxe afastamento e menos união. Este é um dos desafios.

O fato de, como na sociedade, nos condomínios cerca de 30% sofrerem de algum problema mental – 18% têm depressão, 15% transtorno bipolar, 1% esquizofrenia e 12% transtornos no uso de drogas, dificulta um pouco mais o trabalho de representar e executar o desejo da maioria. Mas o síndico tem que garantir o cumprimento da expectativa nele depositada.

Para facilitar a simpatia entre os vizinhos, o médico vai abordar as estratégias do sociólogo Georges C. Homans, que nos anos 90 contribuiu com uma série de estudos sobre o comportamento humano.

Clínica Jorge Jaber realiza palestra na Feira do Síndico